Projeto Afin Monte Carmelo alcança abrangência nacional

Ações que auxiliam na preparação de estudantes de escolas públicas para ingresso no Ensino Superior estão sendo executadas de forma remota. Desde o início da pandemia, já foram beneficiadas quase 900 pessoas, residentes em 25 unidades da federação

Publicado em 11/02/2021 às 14:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

O ano de 2020 foi marcado pelo início do enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19. No mês de março, as aulas presenciais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram suspensas e as atividades dos projetos de pesquisa e extensão também ficaram paralisadas em um primeiro momento. Assim, o programa Ações Formativas Integradas (Afin) também sofreu os impactos causados pela pandemia, precisando se adaptar ao formato remoto.

Na condição de bolsistas ou voluntários, estudantes do Campus Monte Carmelo são os responsáveis pelas aulas do cursinho pré-Enem. (Montagem com fotos de arquivos pessoais

Com um histórico longo no Campus Monte Carmelo, o Afin tem auxiliado na preparação de estudantes de escolas públicas para ingresso no ensino superior desde 2012, atendendo em especial as cidades de Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Grupiara e Douradoquara – todas elas pertencentes à mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. “Muitos de nossos ex-cursistas já finalizaram a graduação e agora participam de programas de pós-graduação e/ou estão inseridos no mercado de trabalho”, comenta Tulio Alves Santana, técnico administrativo do Instituto de Geografia e atual responsável pela coordenação do programa na unidade.

Ele explica que, em face do desafio para o início das atividades, alguns estudantes da UFU se disponibilizaram para participar de maneira voluntária da primeira ação idealizada para o projeto. “Há época, considerávamos usar as mídias sociais para dar suporte aos alunos que estavam se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi assim que criamos a Tutoria de RedAção. Ela propunha temas de redação periodicamente pelo Instagram, apresentava dicas e um repertório cultural e científico diário, além de encorajar o envio de redações para correção”, relata. Iniciada em junho e finalizada em dezembro de 2020, esta iniciativa recebeu mais de uma centena de redações de diferentes regiões do estado de Minas Gerais – veja, nas figuras abaixo.

Logo após o início da Tutoria de RedAção, a equipe se sentiu pronta para seguir as atividades do Afin, dando início às aulas remotas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas da região – ou que tenham concluído esta etapa nelas. “Ao todo, entre agosto e dezembro, recebemos 134 cursistas. Nessa fase, contamos com estudantes da UFU na função de professores do projeto. Ofertamos disciplinas de diversos conteúdos, totalizando 408 horas/aulas e 150 atendimentos para esclarecimentos de dúvidas dos cursistas”, enumera Santana.

De acordo com o coordenador, a ação mais recente promovida pelo Afin Monte Carmelo ocorreu na primeira quinzena do mês de janeiro e obteve um sucesso ainda maior que o esperado: “O ‘Foco no Enem’ foi idealizado para dar um último auxílio aos estudantes que realizariam as provas deste exame organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Foram 10 dias de aulas intensivas. Como abrimos inscrições a todo o público, alcançamos marcas inéditas, beneficiando 757 estudantes, residentes em 25 das 27 unidades de federação – apenas os estados de Roraima e Sergipe não tiveram inscritos. Somando todas as ações que realizamos desde o início da pandemia, foram 891 cursistas de 147 municípios espalhados por todo o país, fazendo com o nosso projeto trocasse o âmbito local por uma abrangência nacional e de grande impacto social” – veja, nas figuras abaixo.

Finalizando, Santana acrescenta que a realização deste projeto está sendo possível graças ao envolvimento de outras 30 pessoas, sendo 10 apoiadores (servidores técnicos administrativos e docentes do Campus Monte Carmelo), 14 alunos bolsistas e seis alunos voluntários. O aporte financeiro em 2020 ocorreu por meio de duas pró-reitoria da UFU, a de Extensão e Cultura (Proexc) e a de Planejamento e Administração (Proplad). Quem deseja obter mais informações sobre o Afin Monte Carmelo ou entrar em contato com a sua equipe pode fazê-lo via INSTAGRAM.

>>> Confira, nas imagens abaixo, outros dados do balanço de atividades recentes do projeto Afin no Campus Monte Carmelo:

Palavras-chave: extensão AFIN Campus Monte Carmelo projeto enem redação Balanço UFUContraOCorona