Pular para o conteúdo principal
Gestão 2021/2025

Reitor reitera confiança em auxiliares diretos

Equipe de pró-reitores nomeada para o segundo mandato de Valder Steffen Júnior à frente da Reitoria da UFU traz apenas uma mudança

Publicado em 01/02/2021 às 12:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Foram publicadas, na edição desta segunda-feira (01º/02) do Diário Oficial da União (DOU), as portarias com as nomeações dos seis pró-reitores e do prefeito universitário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a gestão 2021-2025*. Conforme adiantou ao Comunica UFU em ENTREVISTA RECENTE, o reitor Valder Steffen Júnior fez poucas mudanças na equipe que o acompanha desde o final de 2016, quando o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) assumiu o comando da Reitoria. Dentre os pró-reitores, a única novidade ocorreu na Graduação, com a substituição de Armindo Quillici Neto por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro. Quillici segue na equipe administrativa, mas agora com o cargo de assessor especial. Confira, a seguir, os nomes e minicurrículos dos 10 ocupantes dos cargos de primeiro escalão da UFU pelos próximos quatro anos.

* Todos os documentos oficiais da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota, realizada no ano passado, referiam-se ao período em questão como “Gestão 2020-2024”; todavia, como a recondução de Valder Steffen ao cargo de reitor ocorreu apenas no dia 06/01/2021, o novo mandato será encerrado em 05/01/2025. Daí o motivo de ser adotada esta nova designação: “Gestão 2021-2025”.

 

Valder Steffen Júnior - reitor

Fotos: Alexandre Costa, Marco Cavalcanti e arquivos pessoais

Possui 44 anos dedicados à UFU. Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França (1979). Defendeu sua tese de Habilitation à Diriger des Recherches (H.D.R.) nesta mesma universidade francesa em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento: no INSA de Lyon, França (1986-87) e na Virginia Tech, Estados Unidos (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Uberlândia, tais como chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, pró-reitor de Planejamento e Administração e reitor (desde 2016).

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em diversas ocasiões. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), de 2005 a 2009.

É Senior Editor do Journal of Vibration and Control e Associate Editor-in-Chief de Mechanics & Industry, periódicos científicos internacionais. Orientou ou co-orientou 33 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado. Publicou mais de 300 artigos em periódicos científicos e congressos de sua área de atuação, além de vários capítulos de livros e organização de dois livros publicados por editoras internacionais. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. É membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), bem como professor titular da UFU e pesquisador 1A do CNPq.

 

Carlos Henrique Martins da Silva - vice-reitor**

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1980) e em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Concluiu pela Universidade de São Paulo (USP) tanto a residência médica em Pediatria (1983), quanto o mestrado em Medicina (Pediatria, 1990) e o doutorado em Medicina (Pediatria, 1995). É professor titular do Departamento de Pediatria e de Ética e Humanidades em Saúde da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), atuando como docente do eixo “Atividades Sensoriais, Reflexivas e Formativas”, do Estágio Supervisionado em Pediatria e tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Medicina (PET Medicina).

Participa como docente do Serviço de Reumatologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC/UFU). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na linha de pesquisa em Qualidade de Vida relacionada à Saúde e Bioética, tendo orientado 33 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Famed, entre 2007 e 2011, e gestor acadêmico do HC, de 2016 a 2017. Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, desde agosto de 2017.

** Segue na direção da Famed durante este mês de fevereiro; a previsão é de que a portaria com sua nomeação para o cargo de vice-reitor seja publicada no DOU na edição do dia 01º de março de 2021. 

 

Clésio Lourenço Xavier - chefe de Gabinete

Concluiu o doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2000. É pesquisador na categoria “Produtividade” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor titular da UFU, onde foi coordenador de curso de graduação em Economia (2004-2006) e diretor do Instituto de Economia (2007-2015). Desde 2017, é o chefe de Gabinete da Reitoria da UFU.

Publicou 36 artigos em periódicos especializados e 30 trabalhos em anais de eventos científicos. Possui três livros publicados. Participou de 18 eventos no Brasil. Orientou oito teses de doutorado, 11 dissertações de mestrado, além de ter orientado 15 trabalhos de Iniciação Científica e mais de 50 trabalhos de conclusão de curso (graduação) na área de Economia.

Em suas atividades profissionais, interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em 2011, obteve prêmio como orientador de tese de doutorado da Universidade Federal de Uberlândia, concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Grande Área Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Em 2016, como orientador da tese de doutorado de Camila do Carmo Hermida, obteve o 1º lugar no Prêmio BNDES de Economia. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico e Organização Industrial e Estudos Industriais.

 

Elaine Saraiva Calderari - pró-reitora de Assistência Estudantil

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2018) pela Universidade de São Paulo (USP), obteve na UFU os títulos da graduação em Arquitetura e Urbanismo (2006) e o mestrado em Engenharia Urbana, na área de Planejamento e Infraestrutura (2012). Antes disso, em 1999, havia concluído o curso técnico em Edificações pela ETEC José Martimiano da Silva, em Ribeirão Preto (SP).

De 2007 a 2009 ministrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUeD/UFU) as disciplinas de Teoria do Urbanismo I e II, Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura, Urbanismo e Meio-Ambiente e Atelier de Projetos Integrados na área de Urbanismo. Atuou como gerente de projetos da equipe técnica da Diretoria de Infraestrutura da UFU, com a elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos dos campi e está à frente da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) desde 2017, com o planejamento, supervisão e coordenação das ações de ingresso, permanência e conclusão de curso da comunidade estudantil, por meio da implementação da Política de Assistência Estudantil.

Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (Leauc) no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), de 2013 a 2020, e do grupo de pesquisa Rede Azul na FAUeD/UFU. Tem experiência na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanos, acompanhamentos e gerenciamento de projetos, fiscalização de contratos, obras públicas, gestão pública, colaborativa e participativa.

No setor acadêmico, possui participações em projetos de extensão, monitoria, publicações em seminários e congressos, no Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Pibeg) e em Planos Diretores Participativos. Área de pesquisa: intervenções urbanas, análise da forma urbana, planejamento da infraestrutura urbana (Drenagem Urbana), campus universitário, dimensões e deslocamentos socioespaciais, função sociocultural, gestão pública colaborativa e participativa.

 

Marcio Magno Costa - pró-reitor de Gestão de Pessoas

Possui graduação em Odontologia pela UFU (1989), especialização em Prótese Dentária também pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Odontologia com área de concentração em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP – 1998) e doutorado em Odontologia com área de concentração em Reabilitação Oral pela FORP/USP (2002).

É professor titular em regime de dedicação exclusiva da área de Prótese Removível da Faculdade de Odontologia da UFU. Foi coordenador do curso de graduação em Odontologia (2006-2008) e diretor da Faculdade de Odontologia (FO/UFU) nos quadriênios 2009-2013 e 2013-2016.

Desde 2017, é o titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFU). Foi Coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe –Regional Sudeste), de agosto de 2019 a maio de 2020. Desde então, ocupa o cargo de primeiro secretário nacional da Coordenação Nacional do Forgepe. Desenvolve pesquisas na linha de Biomecânica Aplicada à Odontologia, com trabalhos voltados ao estudo da interação entre as próteses e os implantes osseointegrados.

 

Hélder Eterno da Silveira - pró-reitor de Extensão e Cultura

Licenciado e bacharel em Química pela UFU; especialista em Educação para Ciência e mestre em Educação também pela UFU. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Possui aperfeiçoamento em Formação de Professores pela Stanford University, Estados Unidos e pela Escola de Formação de Professores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra (Suíça).

Professor associado da UFU, coordenou programas de formação docente na instituição tais como o Pibid, o Prodocência e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), além do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático de Química (PNLD).

Coordenou a Divisão de Licenciaturas (Dilice/Prograd) e está à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), desde 2017. Assessorou o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (2011-2012). Professor dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da UFU, área de concentração Educação em Química; professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física da UFU.

No período de 2011 a 2015, foi cedido à Capes, onde atuou no cargo de coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério, da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, gerenciando nacionalmente programas de formação de docentes e de extensão universitária, tais como: Programa Novos Talentos, Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Observatório da Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Social por meio dos Arranjos Produtivos Locais dos Estados, entre outros.

 

Carlos Henrique de Carvalho - pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Possui graduação em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, doutorado em História pela Universidade de São Paulo e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa, em Portugal. É professor titular da Faculdade de Educação (Faced/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Está à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), desde a gestão 2016-2020. Em 2019, assumiu a presidência do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). É membro do Conselho do Superior (CS) e do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), ambos da Capes. Membro do Conselho Deliberativo do CNPq. É conselheiro do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). É membro do Conselho Estadual de Educação/MG, na Câmara de Educação Superior.

Participa de vários conselhos editoriais de periódicos nacionais e internacionais. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE) da Fapemig; sendo seu coordenador. Foi diretor da Faced/UFU. Foi secretário da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). É pesquisador da Fapemig no Programa Pesquisador Mineiro (PPM) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ).

 

Darizon Alves de Andrade - pró-reitor de Planejamento e Administração

Graduado (1980) e mestre em Engenharia Elétrica (1987) pela Universidade Federal de Uberlândia. Obteve o título de Ph.D. na Universidade de Leeds, na Inglaterra (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na VTEC (Estados Unidos), em 2000. Atua na área acadêmica desde 1980.

É professor titular da UFU, pesquisador e consultor Ad-hoc CNPq e Capes nas seguintes áreas técnicas: acionamento elétrico, conversão de energia, eficiência energética e qualidade da energia. Coordenador de diversos projetos de pesquisa financiados pela Fapemig e pelo CNPq.

Acumulou experiência administrativa como: chefe de departamento e diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica de Ituiutaba (1982-1985), vice-chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFU (1995-1996). Durante cinco biênios, entre 1996 e 1999, 2005 e 2008 e 2015 e 2016, atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFU. Ocupou o cargo de vice-reitor da UFU de 2009 a 2013 e é o gestor da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad/UFU) desde o ano de 2017.

 

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro - pró-reitora de Graduação

 

Sua trajetória acadêmico-profissional na UFU iniciou-se em 1985, como estudante, e como servidora técnica administrativa, em 1986. Concluiu a graduação em Administração em 1990 e, dois anos depois, tornou-se docente na instituição. Concluiu pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) o mestrado (1996), o doutorado (2001) e o estágio pós-doutoral em Administração (2006). Foi fundadora de diversos cursos de pós-graduação lato sensu e da pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU).

Ocupou os seguintes cargos administrativos na UFU: coordenadora de departamento, coordenadora de programa de pós-graduação, diretora da Fagen. Participou de diversos órgãos da universidade, tais como: membro e vice-presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), membro do Conselho Curador da Rádio e TV Universitária (RTU), e membro do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), entre outros.

Além das atividades de ensino nos cursos de graduação, desde 2017, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), nos cursos de mestrado e doutorado, e no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO). Desenvolve diversos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Participa como membro do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais e, atualmente, é membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (Anpad). Atuou como coordenadora do Núcleo de Pesquisa Ciência e Inovação do CNPq, como pesquisadora de projetos da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) – financiados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Finanças do CNPq.

 

João Jorge Ribeiro Damasceno - prefeito universitário

Engenheiro químico, formado em 1980 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também na UFRJ, obteve o título de mestre (1985) e doutor em Ciências na área de Engenharia Química (1992). Trabalha na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 1983, na qual é professor titular na área de Fenômenos de Transporte. Participou da comissão que implantou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e nele atua desde sua criação, em 1994.

Administrativamente, já atuou como: coordenador do curso de graduação em Engenharia Química, chefe do Departamento de Engenharia Química, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, diretor da Faculdade de Engenharia Química e diretor de Planejamento da UFU, quando coordenou a implantação do Programa REUNI. Na pesquisa, atua nas áreas de Fenômenos de Transporte, Aplicações das Energias Solar e Nuclear e Processos de Separação.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: equipe Administração Superior Gestão 2021-2025 UFU

A11y