Finanças

Cortes orçamentários podem 'levar universidades ao colapso'

Em entrevista coletiva, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior manifesta preocupação com proposta de redução de 18% prevista para 2021

Publicado em 18/03/2021 às 16:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou na manhã desta quinta (18/03) uma coletiva de imprensa para trazer as preocupações com os cortes previstos na Proposta de Legislação Orçamentária Anual (PLOA). As universidades sofreram, novamente, redução orçamentária, desta vez, na casa de 18,2%, equivalente a R$ 1.056 bilhão em relação aos valores do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2020. Os cortes no orçamento das universidades não são novidades: para 2020 houve uma queda de 8,64% na variação anual em relação a 2019, passando de R$ 6,06 bilhões, em 2019, para R$ 5,54 bilhões, em 2020.O presidente da associação, Edward Madureira Brasil - reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) -, acredita que esse corte “certamente vai levar ao colapso o sistema todo ao longo do ano”. Ele ainda destacou que este é um momento em que os custos das universidades devem crescer em função da adequação para o retorno presencial, que traz a necessidade de EPIs e outros produtos. Para o ensino remoto continuar, as universidades precisam investir na área de tecnologia da informação, com a contratação de plataformas de ensino remoto, por exemplo. “Um orçamento que precisa crescer diminui”, destacou Brasil.

Ele pontuou, ainda, que a situação é crítica também no que se refere ao Programa de Assistência Estudantil (Pnaes), já que os recursos reservados para a área sofreram mais uma redução de R$ 20.509.063, além dos R$ 185 milhões cortados quando enviado o Projeto de Lei ao Congresso. Segundo o presidente da Andifes, 25% dos estudantes do país inteiro vêm de famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo e 50% têm renda inferior a 1,5 salário mínimo.

Confira, no vídeo abaixo, a coletiva completa:

Palavras-chave: Entrevista coletiva Andifes cortes Orçamento PLOA Universidades Federais

Conteúdo relacionado