Cursos de graduação terão diploma digital

Identidades estudantil e de servidores também deixarão de ser impressas

Publicado em 09/03/2021 às 17:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Previsão é de que a mudança do documento impresso para o digital ocorra já a partir da segunda quinzena de março. (Foto: Alexandre Costa)

Os diplomas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passarão a ser digitais. A previsão é de que a mudança do documento impresso para o digital ocorra já a partir da segunda quinzena de março. A medida visa a dar mais segurança e celeridade à emissão dos diplomas.

Conforme explica a pró-reitora de Graduação, Kárem Cristina Ribeiro, o diploma impresso necessita de um prazo de até 120 para ser emitido. Já com o digital o tempo será reduzido para até 60 dias.

Para obter o diploma, o formando não precisa fazer a solicitação. “Assim que ocorre a colação de grau, é dado início ao processo de emissão e registro do diploma. Não é necessária a solicitação do aluno”, lembra a pró-reitora.

Conforme diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a validade do Diploma Digital será atestada por consulta de código de validação que estará disponível na página da UFU. Também na segunda quinzena de março está prevista a emissão da Identidade Digital. Com ela, será possível a identificação rápida, precisa e sem risco de perda, como acontece com as “carteirinhas” impressas.

A princípio, a Identidade Digital (IdUFU) está disponível para os estudantes dos cursos de graduação, da pós-graduação e da Escola Técnica de Saúde (Estes). A solicitação continua sendo pelo Portal do Estudante.

Os servidores, tanto docentes quanto técnicos administrativos, também poderão solicitar a Identidade Digital. Neste caso, a solicitação será feita à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O documento digital tem o objetivo de diminuir custos na universidade, além de ser mais seguro.

A Identidade Digital e o Diploma Digital são soluções desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFU, o CTIC, e que estão sendo implementadas em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação. São projetos de inovação tecnológica alinhados às iniciativas do Ministério da Educação que buscam promover a modernização dos documentos acadêmicos.

O trabalho envolve desde a preparação da infraestrutura onde estes serviços são disponibilizados ao desenvolvimento de sistemas para a entrega destas soluções. O CTIC tem um papel estratégico no apoio à convergência tecnológica que vem acontecendo na Universidade.

Reunião do Congrad

O anúncio dos documentos digitais foi feito durante a primeira reunião de 2021 do Conselho de Graduação (Congrad) da UFU, realizada na última sexta-feira (5/3), de forma remota por causa da pandemia de Covid-19.

Dentre as deliberações, foi aprovada a resolução que cria o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática EaD (3ª turma). O processo teve como relatora a docente Luciana Carvalho, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen).

Os conselheiros também votaram a regulamentação da composição do próprio conselho e o cálculo do número de representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação e dos discentes. O número de representantes dos servidores técnico-administrativos (e de estudantes) no Congrad será calculado pela expressão (3 * número de docentes)/14. Também foi aprovado o calendário de reuniões do conselho.

Palavras-chave: Conselho graduação Reunião diploma digital identidade