FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

24/03/2021 - 14:47 - Atualizado em 25/03/2021 - 10:13
Equipes do HC-UFU são homenageadas em livro
Paciente relata a luta contra o botulismo e o tratamento recebido no hospital
Portal Comunica UFU
Juliana Valéria - Comunicação HC-UFU

Livro descreve batalha de paciente para se curar do botulismo (foto: divulgação)

"Fica o registro de minha eterna gratidão a cada profissional do HC-UFU que se dedicou aos cuidados médicos desde minha recepção, passando pelo longo processo de tratamento, até minha recuperação”. Este é o agradecimento de Renata Souza Gonzaga, moradora de Canápolis, pelo tratamento recebido no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Esse e outros relatos estão no livro “Os quatro fundamentos da minha vida”, escrito pelo Jornalista Sérgio Luiz de Jesus e publicado pelo Departamento de Cultura de Canápolis.

O livro descreve a batalha de Renata para se curar do botulismo, contraído após comer uma conserva de pequi, em janeiro de 2020. Foram 57 dias de internação até a alta hospitalar e a continuidade do tratamento, na casa de familiares em Uberlândia, acompanhada pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital (SAD-HC-UFU).

Dos 10 capítulos, dois são dedicados ao hospital. No capítulo “Começa uma longa batalha pela vida” são relatados os dias de internação com destaque para o profissionalismo e a competência das equipes que a ajudaram a vencer a batalha contra o botulismo.

Quando deixou o HC-UFU, em 25 de março de 2020, deu iniciou a uma outra fase de sua recuperação na casa de familiares em Uberlândia e está registrada no livro como batalha pela vida normal “Era hora de encarar outros desafios. A batalha pela vida foi vencida”, relatou.

No capítulo o “Maravilhoso Serviço de Atenção Domiciliar do HC-UFU” estão destacados a importância da atenção, do suporte, da paciência e do carinho na recuperação da paciente. “O time multidisciplinar era formado por uma médica, um fisioterapeuta, um enfermeiro e um nutricionista. Estiveram firmes, cada um em seu papel, e estimularam minha evolução, bem-estar e prazer por estar de volta à vida normal”, destacou.

Após quase seis meses de tratamento em Uberlândia, Renata recebeu alta da equipe do SAD e retornou para Canápolis.