Planejamento

Formulação do Plano de Cultura da UFU entra em nova fase

Em reunião pública agendada para julho de 2021, o Fórum de Cultura apresentará a primeira versão do documento, cuja elaboração está contando com a participação da comunidade acadêmica

Publicado em 19/03/2021 às 09:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

O Fórum de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em reunião ordinária realizada no último dia 15 de março, definiu a metodologia de trabalho e o cronograma para a elaboração do Plano de Cultura da UFU. Trata-se de um “instrumento de gestão que deverá indicar as prioridades da universidade para o campo cultural nos próximos anos”, como explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, professor Hélder Eterno Silveira.

Após concluir as etapas de estudo sobre os diferentes conceitos e planos culturais, inclusive daqueles já existentes em outras universidades, e de conhecer o contexto cultural da UFU, o Fórum de Cultura apresentará, em reunião pública prevista para julho de 2021, uma primeira versão do documento, indicando as linhas de ações e as áreas temáticas a serem contempladas no plano. Em seguida, com as sugestões da comunidade, o fórum avançará para a formulação das diretrizes, metas e ações para o período de seis anos, “indicando, ainda, aquelas que devem estar previstas no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide/UFU), otimizadas em ciclos de curto, médio e longo prazo para sua consecução”, completa o pró-reitor. A previsão é de que o documento seja finalizado até o início de dezembro deste ano.

O início dos trabalhos do Fórum de Cultura da UFU, após sua institucionalização, se deu no dia 25 de novembro de 2019, em reunião presencial na Reitoria da UFU. Em função da pandemia da Covid-19, porém, os trabalhos tiveram continuidade de forma remota.

Diretor de Cultura da UFU, o professor Alexandre Molina comenta que “a elaboração de planos de cultura e de políticas culturais para as universidades e institutos federais tem sido estimulada, há cinco anos, pelo Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forcult)”. Apesar da UFU contar com uma política de cultura institucionalizada desde 2010, prossegue Molina, “a participação efetiva da universidade junto ao Forcult tem contribuído de forma substancial, tanto para o processo de revisão da política da UFU, como também para a elaboração do Plano de Cultura, consolidando ações estruturantes para o setor”.

A partir da revisão da Resolução nº 13/2019 do Conselho Universitário frente à Política de Cultura, a UFU dá mais um passo na institucionalização de seus processos de gestão cultural. O desenvolvimento de elaboração do Plano de Cultura da UFU está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio de sua Diretoria de Cultura (Dicult), e conta com o trabalho dos integrantes do Fórum de Cultura da Universidade, instância prevista na Política de Cultura, a participação de estudantes, docentes e técnicos das Comissões de Cultura dos sete campi da UFU, e também indicados pelo Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex), além do Sistema de Museus da UFU, Sistema de Bibliotecas e representantes dos órgãos de gestão da cultura das quatro cidades em que a instituição possui unidades - Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

Os docentes, estudantes e técnicos em educação podem participar das Comissões de Cultura de cada um dos campi e, por consequência, do Fórum de Cultura da UFU. Havendo interesse, a manifestação deve ser direcionada à Proexc/Dicult pela direção da unidade acadêmica ou administrativa de vínculo, por meio de ofício encaminhado via Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O e-mail para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de outras informações é cultura@proex.ufu.br.

Palavras-chave: plano de cultura dicult PROEXC Forcult Forum de Cultura UFU