Covid-19

Hospitais universitários federais da Rede Ebserh/MEC já disponibilizaram cerca de 2 mil leitos para o combate à Covid-19

Em Uberlândia, HC-UFU/Ebserh/MEC vai disponibilizar mais 22 leitos, sendo 12 de enfermaria e dez de UTI

Publicado em 10/03/2021 às 11:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Brasília (DF) – Desde o início da pandemia, os hospitais universitários federais da Rede Ebserh/MEC já disponibilizaram aproximadamente 2 mil leitos para pacientes com Covid-19. Devido à crescente demanda para atendimentos a pacientes com Covid-19 no país, as unidades hospitalares estão se movimentando para disponibilizar mais vagas em seus estados. Já são aproximadamente mais 170 leitos previstos para serem entregues em seis unidades hospitalares, alguns até já disponíveis.

No Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh/MEC) disponibilizou 11 leitos. Para Campina Grande (PB) e municípios vizinhos, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh/MEC) disponibilizou dez leitos.

Em Natal (RN), outras dez vagas foram disponibilizadas no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh/MEC), todas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o superintendente da unidade, Stenio Gomes Silveira, além de disponibilizar os leitos e de servir de retaguarda para outros hospitais, o Huol-UFRN/Ebserh/MEC tem realizado o tratamento de pacientes com Covid-19 de maior complexidade, nas especialidades de transplante renal, oncologia, cardiologia, neurologia e demais especialidades em que o hospital é referência.

O planejamento realizado pela Ebserh/MEC para oferecer esse apoio também prevê a entrega gradativa em outras unidades. Em Curitiba (PR), são 16 leitos no Complexo Hospital de Clínicas (CHC-UFPR/Ebserh/MEC). Com a realocação dos leitos, o hospital passa a ofertar 165 vagas para pacientes com Covid-19. É a unidade hospitalar em Curitiba que disponibiliza maior número de vagas para o combate à pandemia: 83 leitos de Enfermarias e 82 de UTI.

Em Goiânia, o Hospital das Clínicas (HC-UFG/Ebserh/MEC) firmou convênio com a prefeitura para a abertura gradual de 100 leitos, sendo 50 de terapia intensiva e 50 de enfermaria. O superintendente do HC-UFG/Ebserh/MEC, José Garcia Neto, afirmou que a abertura desses leitos trará um pouco mais de tranquilidade à população de Goiânia, que irá ter o melhor tratamento possível para a Covid-19. “Esse é um convênio macro, pois irá atender o Sistema Único de Saúde e, por sermos um hospital escola, um hospital da universidade, temos a capacidade ampliada de ajudar na formação de profissionais da área da saúde”, afirmou Garcia.

Em Uberlândia, o Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh/MEC) tem a previsão de disponibilizar mais 22 leitos, sendo 12 leitos de enfermaria e dez de UTI. Para a enfermaria, aguarda a contratação, já iniciada, de profissionais por meio de processo seletivo simplificado promovido pela Ebserh/MEC. Para a UTI, aguarda o Governo do Estado de Minas Gerais, que se comprometeu a articular junto ao Ministério da Saúde o envio de respiradores, monitores  e demais equipamentos, além de insumos para a  abertura e manutenção destes leitos. Além disso, a unidade conta, hoje, com 113 leitos em operação exclusivos para Covid-19, divididos entre enfermarias adulto, pediátrica e psiquiátrica (72), UTIs adulto, neonatal e pediátrica (34 leitos) e leitos de observação no pronto Socorro (7).

Sobre a Rede Ebserh

Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Palavras-chave: Hospitais universitários Rede Ebserh/MEC COVID-19 HC UFU UTI Enfermaria UFU UFUContraOCorona