Inovação

Startup desenvolvida durante curso de empreendedorismo do Ciaem é selecionada para programa internacional

Iniciativa apoiará 50 empreendedoras brasileiras a começar e escalar negócios digitais

Publicado em 11/03/2021 às 11:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Programa teve início no dia 8 de março. (Imagens: Divulgação/Pacta)

Em outubro de 2020, o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), lançou seu primeiro Curso de Ideação. A proposta desta iniciativa era capacitar os participantes a desenvolverem seus conhecimentos na área do empreendedorismo e, por conseguinte, seus respectivos empreendimentos. Por conta disso, a capacitação foi o pontapé inicial de diversas startups, incluindo a Pacta.

Coordenada pela estudante de Direito Ana Beatriz de Araújo Cerqueira, a Pacta surgiu com a proposta de tornar a linguagem de documentos jurídicos, como contratos, mais acessível e humanizada, características relacionadas ao conceito do “Legal Design". Cerqueira comenta que o Curso de Ideação do Ciaem foi imprescindível para que o empreendimento saísse do papel e se tornasse realidade, de fato. “A ideia de criar a Pacta foi gerada no Ciaem. Eu nunca tinha pensado em criar uma startup; nem sabia muito bem o que era isso”, admite.

Ana Beatriz de Araújo Cerqueira está cursando o décimo período de Direito na UFU

O processo de desenvolvimento ocorreu tão bem que, após o curso, a Pacta foi escolhida para participar do Future Females Business School, programa internacional voltado para o público feminino que selecionou 50 empreendedoras brasileiras para começar e escalar negócios digitais. O Future Females é uma iniciativa oferecida pelo governo britânico e acontece de forma virtual, gratuita e com duração de três meses, período em que as participantes receberão treinamentos para, enfim, desenvolver suas habilidades empreendedoras.

Perguntada sobre os feitos desta startup da aluna de Direito, a coordenadora de Gestão do Ciaem, Manuela Brotel, afirma que a Pacta se destacou durante o Curso de Ideação e , por isso, acabou vencendo o Demo Day - evento onde os participantes da capacitação têm a oportunidade de apresentar seu negócio para profissionais que atuam em diferentes modalidades de investimento: “A Pacta foi um dos projetos que se destacou e ganhou o 1º lugar no Demo Day de encerramento do curso. Observamos uma evolução e engajamento que levaram a startup a colher frutos rapidamente”, reflete Brotel. E acrescenta: “Sabemos da importância do Curso de Ideação e já estamos planejando uma segunda edição para este ano de 2021.”

Palavras-chave: CIAEM empreendedorismo negócios