UFU tem novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Aprovação do documento foi uma das deliberações da última reunião do Conselho Diretor

Publicado em 18/03/2021 às 16:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

PDTIC vai balizar as atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação no biênio 2021-2022. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou, na última reunião do Conselho Diretor (Condir), realizada na sexta-feira passada (12/03), o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).

“O presente PDTIC foi construído para balizar as atividades de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] no biênio 2021-2022, sendo previstas revisões anuais. Suas diretrizes, metas e ações são norteadas pelo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE) 2016-2021 da UFU, bem como pelo Acompanhamento do PDTIC 2019-2020”, explica Rafael Pasquini, diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFU).

As principais necessidades de TIC apontadas foram: governança de tecnologia da informação, gestão de pessoas, infraestrutura de Tecnologia da Informação, sistemas administrativos e acadêmicos, segurança de Tecnologia da Informação e websites administrativos e acadêmicos.

Como acrescenta Pasquini, o documento (PDTIC) é um dos principais artefatos preconizados pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), do governo federal. O SISP visa ao planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão da área de TIC em sua administração direta, autárquica e fundacional.

“O PDTIC é um instrumento de gestão da TIC que envolve diagnóstico, planejamento, habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de informações, infraestrutura e pessoal para atender às necessidades de informação com ações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição”, enumera o diretor.

O PDTIC foi concebido pelo então Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da UFU, composto por servidores representativos da Vice-Reitoria (presidência); da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad); do Centro de Educação a Distância (Cead); do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC); e das áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.

Esse comitê, no entanto, foi substituído, em dezembro de 2020, pelo Comitê de Governança Digital. A composição do novo comitê é a seguinte: vice-reitor, todos os pró-reitores, diretores do CTIC e do Cead, além do encarregado por Tratamento de Dados Pessoais - atualmente, o ouvidor da UFU.

Na reunião do último dia 12, os conselheiros do Condir também aprovaram resoluções sobre medidas temporárias referentes ao Plano de Trabalho Docente, decorrentes da situação de excepcionalidade em função da pandemia de Covid-19 e sobre normas para a realização de concurso público e processo seletivo para admissão de professores na UFU. Eles aprovaram, ainda, medidas temporárias para atendimento à reserva de vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados para admissão de professores.

As resoluções referentes a esta reunião do Condir já estão disponíveis na página de Atas e Resoluções dos Conselhos Superiores da UFU.

Palavras-chave: Condir Conselho TIC Plano Diretor Tecnologia da Informação