PODCAST

'Ciência ao Pé do Ouvido' debate realidade contemporânea dos povos indígenas

Episódio #12 do podcast de divulgação científica recebe Ailton Krenak, Kássia Borges e estudantes indígenas da UFU

Publicado em 06/04/2021 às 18:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Kássia Borges, Ailton Krenak, Yulnak Tito Kadiwel e Iago Caubi participam do episódio (Fotos: arquivo pessoal/ Arte: Viviane Aiko)

19 de abril está chegando e, com ele, a possibilidade de abordagens erradas sobre o que se chama de "Dia do Índio". Enquanto isso, há diversas questões sobre os povos indígenas urgentes para a sociedade brasileira: o genocídio ocorrido na colonização e as consequências que perduram, como construir o estudo da história e da cultura indígena nas escolas, quais os direitos a serem garantidos pelo Estado, os impactos da pandemia de Covid-19 e os conhecimentos indígenas para "adiar o fim do mundo".

Como a divulgação científica pode abordar essas questões? No podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", convidamos quatro pesquisadores indígenas para conversar sobre POVOS INDÍGENAS HOJE, no episódio #12, lançado nesta terça-feira (06/04).

A conversa começa com o ambientalista e educador Ailton Krenak, líder da etnia Krenak que foi porta-voz do movimento indígena na Assembleia Nacional Constituinte em 1987/1988, e com a artista plástica Kássia Borges, da etnia Karajá, que é doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No quadro Diz Aí, dois estudantes da UFU respondem às perguntas dos ouvintes: Iago Caubi, que cursa Relações Internacionais, e Yulnak Tito Kadiwel, que faz Biologia. A apresentação é da jornalista Josielle Ingrid, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU.

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast.

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Manda áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido indígenas Divulgação Científica