Docente da UFU lança coluna em formato de áudio e poesia

Produções em áudio são inspiradas na obra 'Fogo-Fátuo – Combustão Espontânea', primeiro livro de poesia editado em formato impresso por Marcelo Lapuente Mahl

Publicado em 22/04/2021 às 14:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Livro 'Fogo-Fátuo – Combustão Espontânea' foi lançado em 2020, pela editora Pontes, a partir de produções realizadas entre 2015 e 2019. (Imagem: Divulgação)

O professor Marcelo Lapuente Mahl, do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU), fez o lançamento da coluna 'AUDIOLIVROPOESIA', em formato de áudio e poesia. A coluna conta com 25 produções em áudio e será publicada periodicamente no site Alterjor, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Mahl atua nos cursos de Jornalismo e História e desenvolve projetos de escrita poética e literatura infantil. Em 2020, o professor lançou o livro "Fogo-Fátuo – Combustão Espontânea", que serve de origem para as primeiras produções da coluna 'AUDIOLIVROPOESIA'. A obra impressa, publicada pela editora Pontes, reúne textos de poesias contemporâneas, escritos entre 2015 e 2019 .

O resultado é uma nova linguagem, que, para Mahl, dá outra dimensão à obra. "O formato em áudio permite um novo tipo de leitura para quem já é consumidor do formato escrito da poesia. Além disso, é uma produção mais atrativa para novos leitores. Isso é importante para movimentar a cultura durante a pandemia, em que as universidades funcionam somente de forma remota", comenta.

A introdução e o primeiro poema, chamado 'Canção do Exílio', já estão disponíveis e podem ser acessadas na página do Alterjor.

Palavras-chave: lançamento coluna Audiolivropoesia Alterjor