Projeto do PET Ciências Contábeis dá dicas sobre o Imposto de Renda 2021

Iniciativa consiste em uma série de vídeos produzidos para esclarecer dúvidas e oferecer orientações gerais sobre o preenchimento e envio da declaração à Receita Federal, procedimentos cujo prazo termina em 31/05

Publicado em 09/04/2021 às 16:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

PET Ciências Contábeis convida a todos os interessados para assistirem aos vídeos, compartilharem e deixarem seus comentários e sugestões, para que seja possível aprimorar o projeto. (Imagem: Divulgação)

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criou um projeto para auxiliar as pessoas que precisam elaborar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2021. Os alunos que integram o programa, conhecidos como petianos, ajudam os interessados no esclarecimento de dúvidas e oferecem orientações gerais que possibilitem o correto preenchimento e a transmissão da declaração. O recurso utilizado para tal são vídeos que estão disponíveis nas redes sociais do PET.

Chamado "Dicas PET Ciências Contábeis UFU para o IRPF”, o projeto tem a coordenação dos professores José Marcos da Silva e Rafael Borges Ribeiro, ambos da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic/UFU), e conta com acompanhamento diário dos acessos aos vídeos por parte dos petianos, sob a supervisão dos professores coordenadores.

A professora Denise Mendes da Silva é a atual tutora do PET Ciências Contábeis e explica que a iniciativa, que existe desde 2012, teve que se adaptar em 2020, devido à pandemia de Covid-19. Até então, as atividades aconteciam em formato de posto de atendimento, com as orientações sendo dadas presencialmente na sala do PET. "No ano passado, adaptamos o projeto para esse formato de vídeos, a partir da seleção das dúvidas mais frequentes ao longo do projeto presencial. Neste ano, para incrementar as orientações, adicionamos dicas a respeito do auxílio emergencial e outras orientações complementares sobre assuntos mais específicos", comenta a tutora.

Por sua vez, a  aluna do sétimo período do curso de Ciências Contábeis Fernanda Vieira informa que os petianos, além de realizar a revisão dos conteúdos do ano anterior, também planejaram os roteiros para produção de sete novos vídeos. Ela ressalta que o "Dicas PET Ciências Contábeis UFU para o IRPF” agrega experiência prática na sua formação e na dos demais colegas envolvidos. "Mesmo sendo um curso que trabalha bastante com exercícios práticos, a maior parte não trata a realidade, e sim números fictícios. Já esse projeto aplica a parte teórica que aprendemos em sala de aula para a realidade da profissão do contador", relata.

Ao longo deste mês de abril, serão publicados 19 vídeos nos perfis do PET Ciências Contábeis. Confira em:

Palavras-chave: PET extensão Ciências Contábeis IRPF UFUContraOCorona