UFU aprova regulamento para fomentar extensão e cultura

Reunião do Consex também aprovou criação de museu de Antropologia e Arqueologia

Publicado em 29/04/2021 às 14:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A segunda reunião do Consex em 2021 foi realizada na quarta-feira, 28/04 (foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU) realizou, na quarta-feira (28/04), sua segunda reunião de 2021. Os conselheiros aprovaram, entre as deliberações, a criação do Museu de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Uberlândia (MAnA) e as “Linhas de fomento para as Atividades de Extensão e Projetos de Cultura” da universidade.

Essas linhas de fomento se referem a formas de financiamento para ações, como bolsas de extensão e de cultura e apoio financeiro, explica Moacyr Comar Junior, docente do Instituto de Química que fez o relato da minuta que originou a resolução.

“Além disso, ela [a minuta] discrimina os deveres dos coordenadores dessas ações, bem como dos bolsistas, coloca limites para percepção de bolsas, fixa limites para entrega de documentação, entre outras determinações”, completa o docente.

O documento aprovado é uma adequação e ampliação da Resolução Consex 02/2008. “É um reordenamento importante no fomento da Extensão e Cultura da universidade. De um lado, hoje, nós criamos um auxílio específico, chamado Apec [Auxílio Financeiro às Atividades de Extensão ou Projetos de Cultura], que vai dar base para pequenas compras na Extensão e na Cultura que eram inviabilizadas pelos processos que nós temos”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, durante a reunião.

“Ao mesmo tempo, nós criamos o Bolsa Cultura, valorizando, de fato, a cultura como um campo de conhecimento que tem que ser respeitado e integrado à universidade para além da sua medida dentro da extensão; criamos o Banco de Profissionais com Notório-Saber - um reconhecimento aos saberes populares da comunidade”, destacou Silveira.

O pró-reitor acrescentou que a regulamentação do Banco de Profissionais com Notório-Saber é “um avanço muito importante da universidade” com relação às pessoas da comunidade que têm conhecimentos populares e que, às vezes, não conseguem participar das ações de extensão. Ele também observou que as medidas foram criadas sem desrespeitar nenhum regramento legal, viabilizando contratações necessárias a projetos específicos que precisam da participação de membros da comunidade externa.

Museu

Os conselheiros do Consex também aprovaram a minuta de resolução que cria o Museu de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Uberlândia (MAnA). A criação do museu, no entanto, ainda será pautada no Conselho Universitário (Consun).

Conforme o texto aprovado, o MAnA será um espaço para a realização de pesquisas, curadoria, guarda e extroversão de acervos antropológicos e arqueológicos oriundos de pesquisas ou de doações diversas realizadas na região definida atualmente pelo sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, norte de São Paulo e leste de Mato Grosso do Sul.

A minuta de resolução estabelece que o gerenciamento do museu será de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Diretoria de Cultura, em articulação e cogestão do Instituto de Ciências Sociais (INCIS-UFU) e o Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO), denominadas Unidades Associadas.

Na reunião também foram aprovadas a regulamentação da composição do próprio Consex e o respectivo cálculo do número de representantes dos servidores técnico-administrativos e dos discentes. Os conselheiros aprovaram, ainda, a criação da Coordenação de Extensão da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design.

Outras informações sobre atas e resoluções dos conselhos superiores da UFU estão disponíveis na internet.

Palavras-chave: consex extensão cultura assuntos estudantis Reunião Financiamento Museu