Ranking Global

UFU está entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo

Universidade é classificada em ranking global que avalia o desempenho em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU

Publicado em 23/04/2021 às 10:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo. Este é o indicativo apontado pelo The Times Higher Education Impact Rankings, divulgado na última quarta-feira, 21 de abril. Dentre as 1.115 universidades ranqueadas nesta edição de 2021, a UFU está classificada entre as 301-400 melhores do mundo.

O THE Impact Rankings é único indicador de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), o que inclui universidades que desempenham papel importante para as comunidades nas quais se inserem.

O ranking utiliza um conjunto de indicadores que permite traçar comparações equilibradas entre as áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração. Ao todo, o THE Impact Rankings abrange 17 ODS que incluem temas como desigualdade, pobreza, paz, justiça, degradação ambiental, dentre outros. Cada um dos ODS tem sua métrica de avaliação e a universidade fornece informações e evidências sobre ações referentes a, pelo menos, três ODS, além do ODS 17 - item obrigatório para classificação geral no ranking. “Em sua participação de estreia, a UFU foi classificada em todos os 17 ODS. No ranqueamento geral foram considerados os ODS com melhor pontuação da universidade, a saber: ODS 2 - Fome Zero; ODS 3 - Bem-Estar; ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; e o ODS 17 - Parceria para os Objetivos”, explica o presidente da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários e diretor de Relações Institucionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho. Ainda de acordo com Moraes Filho, dentre todos os objetivos, o ODS 2, relacionado ao combate à fome, foi o destaque na pontuação da UFU, que ocupou o 57º lugar dentre as 442 instituições ao redor do mundo ranqueadas neste objetivo.

Trabalho em equipe

A participação da UFU nesta edição do THE Impact Rankings – como nos demais rankings existentes – depende do estudo de metodologias, da coleta, análise, tratamento e envio das informações e evidências públicas às instituições promotoras. Segundo Moraes Filho, uma das grandes dificuldades deste processo é a coleta de dados. “A universidade não tem um sistema articulado onde se possam extrair os dados de maneira estruturada e organizada. Todo o processo de preenchimento dos dados é um desgaste tremendo porque as equipes têm que sair coletando os dados e evidências das diversas fontes. Os setores vêm contribuindo, mas ainda não é um processo fluido, natural e ágil” explica o presidente.

O trabalho é desenvolvido pelos integrantes da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários, que tem função estratégica no Plano de Internacionalização da UFU, em consonância com as diretrizes constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PIDE).

A comissão também contou com a participação do Grupo de Trabalho formado por estagiários do Programa de Formação para Internacionalização da UFU (Proint/UFU) e estudantes de graduação selecionados pelo Comitê Gestor de ODS (CGODS), em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu/UFU).

Para que a UFU continue avançando, finaliza o presidente da comissão, “é necessário que a universidade se aproprie desses conceitos de ranking. Os rankings eram vistos como algo indesejável no passado. É importante que a própria comunidade acadêmica se envolva”.

>> Saiba mais sobre a metodologia do ranking

Palavras-chave: THE Impact Rankings #THEGlobalImpact Rankings Universitários Impacto Social ODS ONU UFU