Leia Cientistas

HQ relata história de mulheres encarceradas

Professora da Medicina escreve sobre a obra na seção 'Leia Cientistas'

Publicado em 10/05/2021 às 09:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Imagens: Natan Ruiz

Publicado em 2017, o livro “Mulheres no Cárcere” foi concebido na forma de História em Quadrinhos (HQ) e relata experiências de mulheres encarceradas, numa perspectiva de gênero e direitos humanos. O livro é fruto do Programa de Extensão “Mulheres no Cárcere: uma chance para a vida” e foi desenvolvido com dois objetivos principais: sensibilizar a sociedade sobre as condições e os desafios vividos por mulheres privadas de liberdade, e para que as próprias mulheres retratadas na história pudessem ressignificar suas vivências nesse contexto.

Produzido pelas professoras e pesquisadoras Mariana Hasse e Natália Madureira Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ubelândia (Famed/UFU), e ilustrado por Natan Ruiz, o livro relata, através de uma personagem fictícia, Joana, a história de uma mulher encarcerada, abordando o contexto social que leva mulheres à prisão e as experiências vividas por elas no cárcere.

Financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), o livro é resultado de revisão da literatura científica sobre o tema e de entrevistas realizadas com mulheres presas ou que já passaram por encarceramento. A ideia é que a linguagem popular da HQ atinja de forma mais efetiva profissionais de unidades prisionais, instituições que atuam com populações vulneráveis, serviços de saúde e outras pessoas interessados no tema. O material também pode ser utilizado como disparador de discussões sobre gênero, sexualidade e direitos humanos em contextos educacionais diversos.

Quem tiver interesse pode adquirir o livro de forma gratuita através do e-mail: mhasse@ufu.br

Imagem: Natan Ruiz

*Mariana Hasse é docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas Medicina Mulheres no Cárcere HQ Divulgação Científica