'Jovens Programadores' oferece curso remoto de programação de computadores

Vagas são para alunos do Ensino Básico de Monte Carmelo e região, Ituiutaba e Patos de Minas

Publicado em 07/05/2021 às 11:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Inscrições acontecem entre os dias 6 e 14 de maio. Imagem: Divulgação

O Programa Jovens Programadores (JP) oferece o curso "Programação de Computadores", de forma remota. A iniciativa é gratuita e possui como público-alvo estudantes do Ensino Básico que estejam entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. As 100 vagas são direcionadas a estudantes que residem em Monte Carmelo e região, Ituiutaba e Patos de Minas. As inscrições acontecem entre 6 e 14 de maio e as aulas começam já em 19 de maio.

Estudante do curso de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e monitora do JP, Livia Oliveira conta que o programa surgiu em 2016, por iniciativa de docentes da Faculdade de Computação (Facom) no Campus Monte Carmelo. A universidade passou a financiar o JP em 2018, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Ainda em 2018, as aulas passaram a acontecer na UFU, atendendo alunos das redes de ensino municipal, estadual e privada de Monte Carmelo. O programa conta com a participação de docentes da Facom, nas funções de coordenadores de projetos, e de discentes, como instrutores, além do apoio de técnicos administrativos.

De acordo com Oliveira, a proposta é que os participantes sejam mais do que usuários de tecnologia, mas também protagonistas no desenvolvimento delas, independente de sua área de atuação. “Os maiores objetivos do JP são estimular e desenvolver nos jovens da Educação Básica o comprometimento com o estudo; o raciocínio lógico e matemático; o entendimento dos conceitos de causa e consequência; o encadeamento de ideias; e o conhecimento tecnológico”, afirma.

Durante o período de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, o programa decidiu ofertar o curso de forma remota. Por ser on-line, o JP optou por destinar as vagas para os estudantes de Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. Segundo Lívia Oliveira, já era recorrente a ocorrência de inscrições de alunos dessas cidades acreditando que os cursos seriam ofertados nelas. “Se houve algum aspecto positivo na pandemia, foi a possibilidade de nos reinventarmos fora do nosso espaço físico e hoje podermos oferecer essa importante oportunidade para jovens das outras cidades em que a UFU está presente”, comenta.

Inscrições

Existem quatro condições para participar do curso: ser aluno regularmente matriculado em escolas de Ensino Básico das cidades mencionadas acima; estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio; possuir computador com acesso à internet, microfone e webcam para participar das aulas; ter a autorização do pai ou responsável legal para se inscrever e participar do curso. Durante a inscrição, é obrigatório que o aluno envie um comprovante de matrícula escolar, em formato PDF ou JPG.

Todo o conteúdo do curso será gravado e disponibilizado para os seus participantes. Além disso, durante o semestre, os estudantes ainda terão à disposição todo acompanhamento e suporte para poderem realizar as tarefas propostas pelos instrutores.

• Período de inscrições : 06/05/2021 a 14/05/2021
  • Período do curso: 19/05/2021 a 06/08/2021
  • Quantidade de vagas: 100 (25 para cada uma das três cidades e 25 para a região de Monte Carmelo)
  • Mais informações: www.jovensprogramadores.com