INGRESSO

Passei na UFU, e agora?

Confira o Top 10 informações importantes sobre procedimentos de matrícula

Publicado em 13/05/2021 às 13:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Saiba quais são os próximos passos para se matricular na UFU. (Imagem: Pixabay)

Conseguiu o tão sonhado ingresso na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas agora não sabe quais são os próximos passos? Confira aqui onde encontrar informações sobre matrícula, com quem entrar em contato para esclarecer dúvidas e mais:

1- Enquanto para participar dos processos seletivos da UFU é necessário observar o Portal de Seleção Dirps, os procedimentos de matrícula devem ser acompanhados no Portal de Serviços da Graduação (PSG). É nele que você encontra os editais de matrícula e de cotas, calendários de lista de espera e chamada regular, e solicita análises referentes às modalidades de ingresso.

2- Atente-se às datas. A UFU disponibiliza os calendários de matrícula de cada processo seletivo (Sisu, vestibular e CEaD) no Portal de Serviços da Graduação e é por lá que você verifica quando acontece cada chamada da lista de espera ou se você será convocado para manifestar interesse, por exemplo. Fique de olho nas retificações de editais e cronogramas para não perder informações importantes.

3- Todos os procedimentos de matrícula são realizados de forma remota. Cada documento exigido deve ser digitalizado no formato PDF e enviado pelo site PSG. No edital de matrícula você encontra mais orientações sobre esse processo.

4- A lista de documentos exigidos nas modalidades de ingresso por cotas é ampla, por isso, não deixe a organização desses documentos para última hora e, se precisar, peça a um familiar para te ajudar com a burocracia.

5- No site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) tem uma seção que responde às perguntas mais frequentes a respeito da matrícula. Dá uma conferida, talvez sua dúvida esteja respondida lá.

6- Procurou sua dúvida no site da Prograd, mas não a encontrou por lá nem no edital? Nosso Setor de Matrículas te ajuda, entre em contato pelo e-mail matricula@prograd.ufu.br.

7- Em caso de dúvidas específicas sobre as modalidades de cotas, entre em contato neste e-mail recursocota@prograd.ufu.br.

8- É importante lembrar que não é possível ocupar duas ou mais vagas em instituições públicas de ensino superior ao mesmo tempo. Se você já se matriculou em outra universidade federal, é necessário realizar o desligamento, antes de ingressar na UFU.

9- As aulas dos ingressantes pelo Vestibular UFU 2020/2 começam em 12 de julho. Já os aprovados pelo Sisu 2021 ingressam no semestre letivo 2021/1 que, no nosso calendário acadêmico, tem início em 29 de novembro.

10- Seja bem-vinda(o) e lembre-se: UFU ao contrário é UFU!

Palavras-chave: matrícula vestibular. sisu ingresso UFU