Professor da UFU lança livro sobre o escritor Lúcio Cardoso

Produção é resultado de uma pesquisa fomentada pela Fapemig, via edital Universal

Publicado em 12/05/2021 às 14:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Livro objetiva analisar as reverberações da figura paterna na obra do escritor Lúcio Cardoso. (Imagem: Divulgação)

"Escrever o pai é escrever-se” é uma obra desenvolvida por Fábio Figueiredo Camargo, professor associado do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). O livro investiga a apresentação da figura paterna na escrita de Lúcio Cardoso e a maneira como ele representa a si mesmo e sua relação com essa imagem. A investigação aconteceu nos seguintes romances: "Maleita", publicado em 1934; "Dias Perdidos", em 1943; e "Crônica da Casa Assassinada", editado em 1959.

De acordo com Camargo, o livro nasceu de uma pesquisa com a mesma temática, realizada em 2010. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), via edital Demanda Universal, a pesquisa, assim como o livro, tinha como objetivo analisar as reverberações da figura paterna na obra do escritor Lúcio Cardoso.

Divulgação

Publicada pelo selo editorial Vórtex, a obra pode ser adquirida no site dele. (Imagem: Divulgação)

Camargo explica que a ideia de transformar a pesquisa em livro veio da excelência de Cardoso em falar sobre a temática. “Penso que Lúcio Cardoso ainda é um escritor pouco conhecido, mas que tem uma ótima visão sobre o que é Minas Gerais e sobre como 'funcionam' as famílias e a paternidade aqui”, comenta o professor. O processo de escrita desta produção se deu a partir do levantamento de todo o acervo de Lúcio Cardoso, atualmente contido na Fundação Casa de Rui Barbosa, e também de cartas trocadas entre o escritor e os seus pais.

Com este livro, o professor Fábio Figueiredo Camargo objetiva tornar a literatura de Lúcio Cardoso mais conhecida e lida. O livro sai pelo selo editorial Vórtex. Para mais informações sobre a produção, basta visitar a página oficial.

Palavras-chave: livro Fapemig lançamento ILEEL UFU