20/05/2021 - 10:33 - Atualizado em 26/05/2021 - 18:18
Reunião discute curricularização da extensão
Debate visa à reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação
Marco Cavalcanti

Atividade de extensão realizada em 2017 no bairro Shopping Park, em Uberlândia (foto: Marco Cavalcanti/arquivo)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou, no dia 19/05, uma reunião ampliada do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras de Extensão com a participação dos coordenadores dos cursos de graduação e dos membros dos Núcleos Docentes Estruturantes das Unidades Acadêmicas.

Os participantes discutiram a inserção da extensão nos Projetos Político-Pedagógicos e nos Planos de Extensão das Unidades (PEX) da universidade. Na reunião, foram esclarecidas dúvidas dadas orientações sobre a operacionalização para a curricularização da extensão.

Financiamento de atividades extensionistas, convalidação de horas de atividades de extensão, limitação de carga horária e ressignificação de disciplinas foram algumas das questões abordadas.

A abertura da reunião contou com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior. Os trabalhos foram conduzidos pelos pró-reitores de Extensão e Cultura, Helder Eterno da Silveira e de Graduação, Kárem Cristina Ribeiro, e pelos titulares das diretorias de Extensão (Valéria Maria Rodrigues) e de Ensino (Ilmério Silva).

“A reunião representou um momento importante para o debate e para a compreensão das normativas sobre a extensão e sobre a relação da extensão com o ensino para o desenvolvimento profissional praticada nos cursos”, comenta Silveira.

A curricularização da extensão está prevista na Lei 13.005/2014 (que aprovou o Plano Nacional de Educação - PNE). Uma das estratégias constantes na referida lei é “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

Tal estratégia é regulamentada na Resolução 07/2018 do Conselho Nacional da Educação da Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação (CNE/CES/MEC). A resolução estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior que, por sua vez, regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, podendo ser, também, direcionadas aos cursos de pós-graduação.

Na UFU, essa legislação nacional está presente nas resoluções 25/2019 do Conselho Universitário (Consun), 13/2019 do Conselho de Graduação (Congrad) e 05/2020 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex).

“A reunião foi muito proveitosa e avaliamos a necessidade de outras edições que possam permitir a socialização de experiências sobre a curricularização”, afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura.