UFU antecipa chamadas da lista de espera do Sisu

Definido pela Pró-Reitoria de Graduação, cronograma retificado possui etapas com início já neste mês de maio

Publicado em 04/05/2021 às 09:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Método adotado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para ingresso dos calouros em seus cursos de graduação no primeiro semestre letivo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve seus resultados divulgados no último dia 16 de abril e a matrícula dos candidatos aprovados na chamada regular ocorreu entre os dias 19 e 23. Como as aulas do semestre 2021/1 só começarão em 29 de novembro - conforme estabelecido pela Resolução 25/2020, do Conselho de Graduação -, o cronograma deste processo seletivo estabelecia que a convocação e as matrículas dos candidatos da lista de espera teriam início apenas no mês de setembro. "Este calendário foi planejado de forma a ser compatível com os das matrículas nos demais cursos da UFU; tanto para os ingressantes na graduação via Vestibular 2020/2  - com início das aulas no próximo mês de julho -, quanto para os veteranos de graduação, os acadêmicos de pós-graduação e os de ensino à distância", explica a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.

Sensível aos inúmeros apelos recebidos, sobretudo, via e-mails e mensagens nas redes sociais, a UFU realizou várias reuniões com os setores envolvidos e deliberou por um novo cronograma para as chamadas da lista de espera do Sisu 2021. A pró-reitora explica e ressalta a necessidade e as dificuldades desta medida: "Temos plena consciência do quanto estas decisões pelo curso e pela universidade são difíceis e angustiantes para quem está prestes a ingressar no Ensino Superior. Por isso, entendemos a reivindicação e nos dispusemos a adotar estas novas datas. Antecipar este calendário não será fácil, em virtude do nosso quantitativo de servidores e do volume de trabalho que eles já possuem, mas todos são extremamente competentes e se comprometeram em realizar a tarefa."

Confira, no quadro abaixo, como ficou o novo cronograma:

Todos os documentos e informações referentes às listas de espera do Sisu 2021/1 podem ser acessados no Portal de Serviços de Graduação, no link: https://www.portal.prograd.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/657.