Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

12/05/2021 - 16:00 - Atualizado em 13/05/2021 - 16:10
UFU começa a oferecer bolsas de Iniciação Científica para alunos da educação básica
Inscrições para o edital estão abertas até o dia 1º de julho
Por: 
Túlio Daniel

A Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (Dirpe/UFU) e a Escola de Educação Básica (Eseba) lançaram, nesta terça-feira (11/05), o edital para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica (IC) da educação básica.

As ações de IC são desenvolvidas na Eseba há muitos anos, no entanto, desde 2014, elas passaram a ter um caráter institucional, acontecendo nas diferentes áreas do conhecimento e com aspectos semelhantes ao realizado no ensino superior. Na escola, em específico, é trabalhada a alfabetização científica, que são os primeiros contatos do aluno com o ambiente de pesquisa, sua formalização, referenciais e demais aspectos.

Atualmente, a Eseba conta com 10 alunos do ensino fundamental que são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas bolsas, que já existem na escola, são vinculadas a editais de outras instituições, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desse modo, o edital lançado agora é pioneiro dentro da UFU em oferecer bolsas de Iniciação Científica para a Eseba, algo que até então nunca havia tido.

 

As ações de Iniciação Científica são promovidas na Eseba há 8 anos e, agora, passarão a ter incentivo financeiro da UFU (Foto: Alexandre Costa/ Produzida antes da pandemia de Covid-19)

 

 

Com este edital, a UFU passa a ter um programa de incentivo à IC e à pesquisa em todos os seus níveis de ensino, que vão, a partir de agora, desde a educação básica na Eseba, passando pelo ensino médio e técnico na Escola Técnica de Saúde (Estes), até os programas de graduação e pós-graduação.

De acordo com Maísa Gonçalves, professora de Metodologia Científica e integrante da Comissão de Iniciação Científica da Eseba, a oferta dessas bolsas para a educação básica traz um reconhecimento de que é possível fazer Iniciação Científica com alunos do ensino fundamental. “Esse é um marco muito importante para a UFU, para esses alunos que irão participar e para a divulgação, porque a universidade faz muita pesquisa e constrói conhecimento. A divulgação se torna essencial para dar um retorno à sociedade do que tem sido feito dentro da universidade nos diferentes níveis de ensino”, completa a professora.

O reitor Valder Steffen Júnior destaca a importância da ciência desde a infância. "Para a administração superior da UFU a implantação de bolsas de IC para estudantes da ESEBA é algo muito significativo. Trata-se de despertar vocações científicas nas nossas crianças, algo que certamente terá reflexos muito positivos no futuro!"

Vanessa Fonseca é professora da área de Ciências da Natureza da Eseba e membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep/UFU). Segundo ela, a ideia de criação do edital surgiu de um grupo de professores, juntamente com a gestão escolar, devido à necessidade de se ampliar o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) para o Ensino Fundamental. “Na UFU temos um colégio de aplicação [a Eseba], voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, que até então não eram contemplados com nenhum tipo de fomento à IC”, ressalta Fonseca.

Para concorrer ao edital, o candidato deverá estar regularmente matriculado na Eseba/UFU, entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, e o orientador deverá ser docente efetivo ou técnico administrativo da Eseba, além de possuir o título de mestre ou doutor.

Já para a avaliação, serão levados em conta os currículos Lattes tanto do orientador, quanto do aluno. As inscrições deverão ser feitas pelo orientador no Sistema de Gestão (SG) até o dia 1º de julho e o resultado, com o ranking dos classificados, sai no dia 11 do mesmo mês.

As bolsas no valor de R$100 terão vigência de seis meses, entre julho e dezembro de 2021. Os resultados estarão disponíveis nos sites da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da UFU. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail eseba@ufu.br. O edital completo pode ser acessado aqui.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal