Ciência

Congresso Internacional aborda direitos humanos e justiça global

Professoras da UFU coordenam simpósios; prazo para submissão de resumos é até 21/06

Publicado em 08/06/2021 às 11:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O congresso questiona e debate assuntos relacionados aos Direitos Humanos no campo jurídico Fonte: Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra

O "VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra" (CIDH), que tem o objetivo de estimular a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir das ciências sociais e jurídicas, vai acontecer de 12 a 14 de outubro, através de uma plataforma on-line (a ser decidida).

Os simpósios “Dignidade Humana, Direito Cosmopolita e Justiça Global” (23) e “Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos” (48) vão ser coordenados por professoras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Elas convidam os pesquisadores para submeterem seus resumos até 21 de junho, e qualquer pessoa pode participar como ouvinte do evento.

A professora Claudia Loureiro, da Faculdade de Direito da UFU, e Ana Elizabeth Cavalcanti, pesquisadora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unida (FMU), são responsáveis pelo simpósio internacional de número 23, “Dignidade Humana, Direito Cosmopolita e Justiça Global”, que vai abordar o princípio da Dignidade Humana e Direitos Humanos.

A submissão de resumos por pesquisadores é gratuita e deve ser feita até 21/06, de acordo com o edital, através da plataforma de inscrição implementada na página oficial do evento. Os estudos serão avaliados com base na importância do tema, problematização e relevância dos resultados. Se aprovado, o interessado deve consultar a tabela de valores para a apresentação e publicação na revista do congresso.

“Espero temas acerca do princípio da dignidade humana e justiça global, com a discussão a respeito das vacinas da Covid-19 e o acesso à saúde em âmbito global”, comenta Loureiro. Além disso, a professora vai debater sobre cosmopolitismo, pensamento no qual os seres humanos devem formar uma única nação.

“Por ser um congresso internacional, a troca de conhecimento, experiência e ideias é intensa. Nesse sentido, penso que esse tipo de evento, que proporciona o intercâmbio entre universidades de diferentes países, é extremamente rico e importante, pois dá a oportunidade a docentes e discentes de desenvolverem atividades em uma universidade estrangeira e conhecer uma outra perspectiva de ensino, pesquisa e extensão, além de conhecer o ordenamento e o sistema jurídico de outro país”, afirma Loureiro.

De acordo com os organizadores do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra (CIDHC), o evento é destaque científico do campo de Direitos Humanos, em Portugal Fonte: CIDHC

O debate “Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos”, coordenado pela professora Tatiana Squeff, da Faculdade de Direito da UFU, e por Sidney Guerra, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai discutir medidas de segurança pública no combate à violência, preservando os direitos humanos.

O simpósio 48 vai ressaltar a importância dos direitos que protegem a pessoa em processos jurídicos. “Como os Direitos Humanos podem ser aplicados e qual a resposta estatal no contexto do aumento da violência?”, questiona Squeff.

É a terceira vez que os professores participam do congresso. Em 2019, publicaram um livro que reuniu as pesquisas do simpósio que organizaram no mesmo evento de Coimbra, sobre violência, sociedade e desenvolvimento.

Os Direitos Humanos de pessoas que sofrem marginalização é um dos debates do Simpósio 48 Fonte: CIDHC

Outros países, como Uruguai, Espanha e Portugal, também vão participar da mostra de trabalhos. De acordo com Loureiro, a experiência ainda abre as portas para um período ou para o planejamento de uma Pós-Graduação de estudos no exterior.

Palavras-chave: DIREITO direitos humanos Justiça Global Cosmopolitismo congresso simpósio