Pular para o conteúdo principal
Ciência

Importância do oceano, sob ameaça, é debatida no 'Ciência ao Pé do Ouvido'

Episódio #14 do podcast de divulgação científica aborda tema proposto pela ONU para a década 2021-30

Publicado em 01/06/2021 às 18:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Mais da metade do oxigênio que respiramos vem do oceano, mas por algum motivo não dedicamos a devida atenção a ele. Talvez por isso a Organização das Nações Unidas (ONU) tenha colocado o bioma marinho no centro do debate ao longo dos próximos 10 anos. Além de lazer e energia sustentável, os mares são fonte de uma gigantesca biodiversidade e sua devastação garante apenas insegurança alimentar, instabilidade climática e o surgimento de novas doenças.

Questões como “por que os oceanos são importantes mesmo para quem vive fisicamente longe deles?”, “por que é necessário regulamentar atividades marinhas?” e “o que cada cidadão pode fazer de prático sobre o assunto?” foram alguns dos pontos discutidos ao longo da edição apresentada pela jornalista Josielle Ingrid, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Disponibilizado nesta terça-feira (01/06), o episódio #14 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido conta com a pesquisadora, ambientalista e cofundadora da Liga das Mulheres Pelo Oceano, Leandra Gonçalves, e com o professor da Universidade de São Paulo, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, Alexander Turra. Os mesmos convidados ainda tiram as dúvidas dos ouvintes no quadro Diz Aí.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Manda áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

 

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Oceano junho

A11y