Congrad

UFU lança Guia de Orientação para Elaboração de Projetos Pedagógicos

Documento foi apresentado durante a reunião do Conselho de Graduação, na tarde desta sexta-feira, 18 de junho

Publicado em 18/06/2021 às 16:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU) lançou nesta sexta-feira (18/06), durante reunião do Conselho de Graduação (Congrad), a terceira edição do “Guia de Orientações Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação”. O evento teve início com uma homenagem solicitada pelo reitor da UFU, Valder Steffen, em respeito às 496 mil vítimas da pandemia no Brasil: “Estamos nos aproximando das 500 mil mortes por Covid, um número absurdo e inaceitável. Um instante de silêncio, por favor.”

A publicação foi enviada para diretores, coordenadores e técnicos das diversas unidades acadêmicas da instituição. De acordo com Kárem Ribeiro, pró-reitora de Graduação, o guia é entregue em um momento de muitas mudanças. “Esta terceira edição chega em um contexto desafiador. Além dos desafios comuns que acompanham as mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e políticas, os impactos da Covid-19 na educação, face, principalmente, às medidas de isolamento social, provocaram reflexões e transformações no modo de ensinar e aprender nas instituições de ensino, particularmente, o ensino de graduação”, reforça.

Ainda, de acordo com pró-reitora, “nesta edição, foram adicionadas três premissas centrais: o respeito às particularidades de cada curso quanto ao estabelecimento das atividades curriculares e extensionistas, e a possibilidade de oferta de componentes curriculares na modalidade a distância; a  diversidade e a inclusão, garantindo o respeito aos direitos e às diferenças humanas, bem como nas metodologias e materiais educacionais acessíveis; e as inovações no ensino e aprendizagem, considerando a utilização de recursos tecnológicos e pedagógicos inovadores, visando a potencializar o desenvolvimento de experiências positivas de ensino e aprendizagem, como também maior ênfase do processo de internacionalização da UFU".

A reestruturação dos projetos pedagógicos é deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE). Na UFU, ainda neste ano, sete cursos de graduação deverão passar pela reestruturação e, em 2022, o mesmo ocorrerá com os 87 cursos. O guia estará disponível no site da Prograd, na página da Diretoria de Ensino (Diren).

A comissão que coordenou a elaboração do guia foi presidida pelo diretor de Ensino da UFU, Ilmério Reis. Durante a reunião do Congrad, ele destacou o trabalho feito pelos integrantes da comissão e manifestou felicidade com os resultados obtidos. "Estamos satisfeitos com o trabalho e aguardando as sugestões. Agora, há possibilidade da internacionalização da graduação, com introdução de disciplinas em outra língua", pontuou.

Já o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder da Silveira, destacou a inclusão da extensão como componente curricular. “Estamos diante de uma mudança muito importante para a universidade. A resolução que implementa a lei da entrada da extensão nos projetos pedagógicos é uma virada de chave. Faz com que a instituição tenha comprometimento social e cultura de relação entre a formação do estudante e o desenvolvimento da comunidade, a partir desta relação”, ressaltou.

O diretor do Centro de Educação a Distância (Cead), Vinicíus Pereira, por sua vez, celebrou a  possibilidade de cursos presenciais com oferta de componentes curriculares com modalidade a distância. "Desde dezembro, por uma portaria expedida pelo MEC [Ministério da Educação], os cursos presenciais podem oferecer até o limite de 40% de sua carga total na modalidade EaD. A exceção é o curso de Medicina. No guia, fazemos uma forte recomendação no sentido que cada curso ofereça, ao menos, uma disciplina nesta modalidade”, relatou.

Outras novidades

Também durante a reunião, Kárem Ribeiro convidou as Unidades Acadêmicas para a live de recepção institucional aos calouros do próximo semestre, que deverá acontecer no dia 20 de julho, às 18 horas: “Peço que se programem para que possamos promover este evento de boas-vindas aos ingressantes.”

Outro anúncio feito pela pró-reitora foi o "nascimento da Juju”, um chatbot da Prograd. “O robozinho, Juju, é como se fosse uma criança. Estamos em período de teste. Inicialmente, são apenas questões relacionadas ao vestibular. Gradativamente, vai aprender todas as questões da Prograd e suas diretorias”, revelou.

Dentre os itens votados pelos membros do Conselho de Graduação, destaque para a aprovação da disponibilização de disciplinas presenciais aos estudantes do 10º período de Odontologia, que estão em fase de conclusão do curso. A relatora do processo, professora Rosângela Araújo, chamou a atenção para  o fato da unidade disponibilizar todos os protocolos de biossegurança para que os discentes possam voltar à atividade, excepcionalmente neste caso, por estarem terminando o referido curso.

Abaixo, o Guia de Orientações Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Congrad projetos pedagógicos cursos graduação UFU