Bombeiros realizam treinamento em reserva ecológica da UFU

Atividade no Panga visa à preparação para o combate de incêndios florestais

Publicado em 01/07/2021 às 11:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Participam 24 bombeiros treinandos das cidades de Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Unaí. (Foto: Milton Santos)

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está fazendo, até a sexta-feira (02/07),  um treinamento prático de combate a incêndio florestal na reserva do Panga, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A atividade é coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), do 2º Comando Operacional de Bombeiros, com o apoio da Diretoria de Logística da Prefeitura Universitária da UFU. Participam 24 treinandos das cidades de Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Unaí.

O treinamento inclui, entre as técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, a queima controlada de vegetação no local, com autorização do Instituto Estadual de Florestas.

“Essa é a primeira versão, mas espera-se que ocorra todos os anos”, comenta o coordenador técnico do treinamento, tenente Leonan Pereira, do Bemad. Aproveitando a oportunidade, a Prefeitura Universitária solicitou ao Corpo de Bombeirsos que seja feito um relatório com críticas e sugestões para aprimorar as atividades de prevenção e combate a incêndios.

Prevenção

Para prevenir incêndios florestais na reserva do Panga, a UFU emprega a técnica de aceiro florestal, que consiste na retirada de uma faixa da vegetação ao redor da área.

Em alguns pontos críticos, como às margens da rodovia MG-455 (que liga Uberlândia a Campo Florido), é feito o corte da vegetação externa para diminuir a altura de galhos para evitar a propagação rápida do fogo.

Para o uso emergencial no combate a possíveis focos de incêndio, a universidade conta com alguns equipamentos, como abafadores, seis bombas costais anti-incêndio e a disponibilidade de dois caminhões pipa. O trabalho preventivo vem dando resultado, pois desde 2017 não ocorrem incêndios na reserva.

Sobre a reserva

A reserva está localizada a cerca de 30 km ao sul do centro da cidade de Uberlândia, às margens da rodovia MG-455. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

A Reserva Ecológica do Panga possui 403,85 ha de vegetação nativa de Cerrado e é uma das poucas unidades de conservação do Triângulo Mineiro. Localizada a cerca de 30 km ao sul do centro da cidade de Uberlândia, às margens da rodovia MG-455 (que liga Uberlândia a Campo Florido) e do Ribeirão do Panga, esta unidade de conservação é utilizada para pesquisa e ensino dos cursos de Geografia, Agronomia e, principalmente, Ciências Biológicas da UFU.

Na Reserva Ecológica do Panga já foram registradas 46 espécies de mamíferos, 310 espécies de formigas, 1.111 espécies plantas, 21 espécies de morcegos, 16 espécies de anuros e 95 espécies de abelhas.

Desde 1997, a Reserva Ecológica do Panga é reconhecida como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), conforme Portaria Ibama nº 072/97 de 4 de junho de 1997. Em 2015, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou o seu Plano de Manejo (Portaria nº 23, de 7 de abril de 2015). No mesmo ano, a Reitoria da UFU criou o Comitê Consultivo da Reserva Ecológica do Panga (CoREP) para acompanhar o plano, elaborar e propor normas de funcionamento e apresentar um planejamento anual (Portaria R nº 0731, de 7 de julho de 2015).

Palavras-chave: Treinamento Bombeiros prevenção combate incêndio florestal Reserva do Panga