‘Ciência ao Pé do Ouvido’ discute: é quântica?

Podcast, que agora é semanal, conta com três físicos para debater o tema

Publicado em 06/07/2021 às 17:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Arte: Viviane Aiko

Quem nunca ouviu falar em coach (treinador, em inglês) quântico e outras profissões que acrescentam o termo da Física a fim de ganharem alguma autoridade entre potenciais clientes? Como uma palavrinha do mundo microscópico passou a ser tão utilizada para conferir verdade a pseudociências? Afinal, o que pode – e o que jamais deveria – ser chamado de quântica?

Na edição #15 do Ciência ao Pé do Ouvido, que a partir de hoje terá episódios novos todas as terças-feiras, a jornalista Josielle Ingrid ouviu diversos pontos de vista sobre o tema. Participam da discussão o doutorando, instagrammer e youtuber Jackson Martins de Souza; a doutora em Física que revisa periódicos como Physical Review Letters, Physics Letters A e Quantum Information Processing, Liliana Sanz de la Torre; e a doutora em Física, fundadora e coordenadora do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Silvia Martins dos Santos – ambas docentes da UFU.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Manda áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Quântica Física Divulgação Científica