22/07/2021 - 09:59 - Atualizado em 23/07/2021 - 15:34
Equipe de robótica da UFU está com processo seletivo aberto
Podem se inscrever discentes matriculados em qualquer curso da UFU e com disponibilidade de 10 horas semanais para atividades do projeto
Genivan Júnior

Criada em 2017 com o intuito de possibilitar a participação dos alunos em competições de robótica, a equipe RoboForge Robotics, projeto de extensão ligado a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU), está com processo seletivo aberto para o preenchimento de seis novas vagas, dentre elas, Programação, Montagem e Engenharia, Administração (Marketing e Financeiro) e Gestão de Pessoas.

De acordo com Artur Servian, estudante de Engenharia Mecatrônica e líder da equipe, o principal foco do projeto são as competições de robótica, porém dentro do laboratório, os integrantes da equipe também estão empenhados em pesquisas e projetos ligados à Inteligência Artificial e Robótica na Educação. Durante a pandemia, os membros da RoboForge Robotics, foram responsáveis por projetarem equipamentos para calçar luvas de forma segura e instantânea, podendo ser utilizados por profissionais de saúde que têm contato com pessoas infectadas pela Covid-19, conquistando o terceiro lugar no Desafio UFU Covid-19.

Servian comenta que a robótica já domina o mercado, não apenas nas indústrias, mas está inserida no nosso cotidiano, sendo que a tendência é de que isso aumente exponencialmente, portanto aprender sobre ela é estar antenado ao mercado de trabalho e futuro. Ainda de acordo com o estudante, a robótica é multidisciplinar, e precisa de pessoas capacitadas nas mais diversas áreas. “Se engana quem pensa que apenas cursos de Exatas estão relacionados à ela”, conta.

O processo seletivo para composição de novos membros da equipe já está aberto e será dividido em quatro etapas: 1) Treinamento básico, em grupos separados por área de interesse, constituído de uma aula síncrona ministrada por membros da equipe; 2) Dinâmica de grupo, envolvendo todos os candidatos em uma única videoconferência síncrona, permitindo a avaliação do candidato em situações em grupo e tomadas de decisão; 3) Desafio, onde será proposto um desafio de robótica aplicada à área selecionada pelo participante, com o objetivo de avaliar detalhadamente toda sua performance técnica, em especial sua criatividade e capacidade de resolução de problemas; 4) e por fim, uma Entrevista Individual.

As inscrições tiveram início em 16/07/2021 e vão até às 23h59min do dia 26/07/2021 (próxima segunda-feira). O resultado final será enviado aos participantes via e-mail, bem como divulgado nas redes sociais da equipe em 14/08/2021. Confira o edital: