Graduação

Ingressantes da UFU contam com novo 'Guia do Calouro'

Material está sendo disponibilizado pela Pró-Reitoria de Graduação e oferece as principais informações necessárias aos novos acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 14/07/2021 às 15:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Setor de Publicações da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU) é responsável pela elaboração e divulgação do "Guia Acadêmico" e do "Guia do Calouro". Este último se trata de uma publicação semestral destinada a informar e orientar os novos estudantes da instituição em todos os aspectos de sua vida acadêmica, desde como efetuar a matrícula nas disciplinas do curso, o procedimento para criar sua identidade estudantil (ID UFU), até as oportunidades disponíveis para que faça, por exemplo, um estágio ou um intercâmbio.

Com o início do semestre letivo 2020/2, no qual estão sendo recebidos os aprovados no último vestibular para os cursos de graduação, acaba de ser disponibilizada a nova versão do "Guia do Calouro" - acesse, clicando na imagem abaixo. Contendo 16 páginas ricamente ilustradas e de fácil leitura e compreensão, o material contém também as orientações básicas sobre o funcionamento da UFU, a organização da vida acadêmica, os programas e serviços de apoio disponibilizados aos alunos, entre outras informações que certamente serão úteis no cotidiano dos estudantes que, nesta semana, estão começando a sua caminhada na universidade.

“A gente quer trazer informação efetivamente útil para os(as) alunos(as), num formato leve e interativo. Foi pensando nisso que a Prograd remodelou a publicação e lançou o Guia do Calouro. O intuito é que ele seja a primeira fonte de consulta para que o(a) estudante possa se orientar melhor no início da sua vida na UFU e se sentir integrado(a) em nossa comunidade universitária”, comenta a pró-reitora Kárem Ribeiro.

Ainda de acordo com ela, o Guia Acadêmico, que é “outra publicação, com conteúdo mais abrangente e direcionado a todos(as) os(as) estudantes da Universidade Federal de Uberlândia – tanto ingressantes quanto veteranos(as) –, está sendo remodelado e, em breve, também estará à disposição em uma nova versão”.

Palavras-chave: Graduação Prograd UFU Guia do Calouro Publicação recepção orientação ingressantes