Pesquisa Cepes

IPC fechou junho com variação de 0,48%; cesta básica, em queda de 2,88%

Veículo próprio e combustíveis foram os itens cujos preços mais impactaram no cálculo do IPC; batata, banana e tomate formam o pódio dos alimentos que mais baratearam, em relação ao mês anterior

Publicado em 16/07/2021 às 16:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Nesta sexta-feira (16/07), o Centro de Estudo, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), realizou a divulgação dos boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Boletim da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia (MG), referentes ao mês de junho deste ano. A apresentação dos dados ficou sob responsabilidade de Carlos Henrique Cássia Fontes, um dos pesquisadores do Cepes, em um vídeo que está disponível no Canal do IERI no YouTube.

Em relação ao IPC. o índice de 0,48% representa 0,41% a menos do que a taxa registrada no mes de maio (0,89%). No primeiro semestre deste ano, a variação acumulada foi de 3,49% e nos últimos 12 meses - ou seja, entre junho de 2020 e junho de 2021 - soma 8,82%.

Para o cálculo do índice do último mês foram comparados preços coletados entre os dias 1° e 30 de junho (referência) com os preços coletados de 03 a 31 de maio (base). Os valores cobrados pelos 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-Cepes foram pesquisados em mais de 500 informantes/estabelecimentos, via telefone e internet.

Dentre os sete grupos que apresentaram variação positiva - isto é, que subiram de preço e mais impactaram no resultado final do índice -, o detaque ficou ficou para "Grupo 5 - Transportes", com variação de 1,5% e impacto de 0,3 ponto percentual no índice. Neste grupo, os itens "veículo próprio" e "combustíveis" foram os que mais encareceram em relação ao mês anterior: respectivamente, 1,83% e 2,18%.

Cesta Básica de Alimentos (CBA)

Apresentando um valor inferior ao registrado em maio (R$ 529,85), o gasto mensal da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia no mês de junho foi de R$ 514,57. Dessa forma, a cesta básica marcou uma variação de 2,88% no mês de referência. Considerando-se os dados levantados nos seis primeiros meses de 2021, esta é a quarta vez que a cesta fica mais barata - as exceções foram os meses de janeiro e abril. Por conta dos sucessivos aumentos ocorridos no segundo semestre de 2020, porém, o acumulado dos últimos 12 meses segue indicando inflação: 15,23%.

Analisando o gasto mensal por produto que compõe a CBA de Uberlândia, salienta-se o comportamento da batata (-17,50%), da banana (-17,27%) e do tomate (-15,83%), que apresentaram as maiores reduções de preços. Por outro lado, os maiores aumentos foram verificados no café (60,07%) e na farinha de trigo (3,48%).

Foi divulgada, também, a estimativa de salário mínimo necessário para manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças (ou três adultos). Em Uberlândia, o valor ficou em R$ 4.322,90. Ademais, o resultado do mês mostra que o salário mínimo oficial (R$ 1.100,00) equivale a 25,45% do salário mínimo necessário do mês para a cidade de Uberlândia.

Acesse, nos links abaixo, algumas pesquisas do Cepes:

Palavras-chave: IPC CBA pesquisa CEPES UFU índices Preços Economia