Pular para o conteúdo principal
Leia Cientistas

O uso do Google Earth na identificação de voçorocas no município de Uberlândia

Doutoranda em Geografia explica, na seção 'Leia Cientistas', como pesquisadores utilizam a ferramenta

Publicado em 07/07/2021 às 14:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

A erosão por voçorocamento é umas das formas mais agressivas de degradação ambiental e tem a sua origem nas próprias características da paisagem. Entretanto, pode ser desencadeada e intensificada pelas atividades humanas em seus diferentes usos e ocupação dos solos.

No Brasil, os problemas acarretados pela erosão em áreas rurais estão relacionados ao crescimento das atividades agrícolas e à pecuária extensiva, aliados a solos com significativa fragilidade e submetidos a condições climáticas em que os totais pluviométricos são elevados e muitas vezes concentrados sazonalmente. 

A voçoroca corresponde ao estágio mais avançado da feição erosiva, no qual necessita de maiores empenhos para a sua contenção e elevado custo de recuperação da área degradada. Além da erosão superficial, o aprofundamento dessa feição no solo pode atingir o lençol freático, ocasionar as surgências de água e, consequentemente, o carreamento dos sedimentos e o aparecimento de vazios no interior do solo.

Existem diversos tipos de voçorocas, que podem ser agrupadas devido ao formato, tamanho, profundidade e também quanto à localização no município, em perímetro rural e/ou urbano. Os impactos oriundos da erosão por voçorocamento englobam a esfera ambiental, social e econômica, especialmente pela compactação dos solos, diminuição da produtividade agropecuária, desvalorização da propriedade rural e inutilização de vias de acesso.

Considerando esta problemática, os estudos voltados para a compreensão da dinâmica erosiva, bem como para o mapeamento de voçorocas, são cada vez mais necessários. É mediante este contexto que Google Earth configura-se como uma ferramenta fundamental na análise da distribuição espacial dessas feições nas paisagens e na proposição de ações de planejamento ambiental e territorial.

No município de Uberlândia, o emprego desta ferramenta possibilitou a identificação de 102 voçorocas. A maioria das voçorocas identificadas foram estabelecidas em décadas passadas e intensificadas de acordo com os diferentes usos dos solos ao longo dos anos. Os locais de estabelecimento destas feições possuem algumas particularidades, como cabeceiras de drenagem, vertentes convexas, declividades médias entre 5° e 10º em áreas destinadas a pastagens e agricultura.

 

Voçorocas identificadas no município de Uberlândia, Minas Gerais. Fonte: Google Earth (Data da imagem: julho de 2021).

 
Além da localização das feições erosivas, o Google Earth permitiu, através do recurso “série histórica”, uma melhor visualização das áreas de interesses em épocas distintas, sobretudo em períodos chuvosos e de estiagens, característicos do clima da região.
 

Voçorocas localizadas nas proximidades de estradas não pavimentadas. Fonte: Google Earth (Data da imagem: agosto de 2003).

 
As erosões são intensificadas e muitas vezes têm a sua gênese no próprio manejo incorreto, com a supressão da vegetação natural, o corte de estradas, a exploração de cascalho, o direcionamento do fluxo pluvial para as nascentes e para as áreas com declividades acentuadas. 
 
Em Uberlândia também foram identificadas voçorocas oriundas do rompimento de bacias de captação das águas das chuvas e de tanques destinados à psicultura, os quais foram subdimensionados e não comportaram o volume hídrico, acarretando uma cicatriz profunda e em rápido intervalo de tempo, contribuindo com o aporte de sedimentos nas porções mais baixas do relevo e cursos de água. Essas ações atreladas aos outros condicionantes acabam por intensificar a erosão dos solos no município, provocando o assoreamento dos canais com formação de extensos depósitos de materiais erodidos.
 

Rompimento de tanques destinados à piscicultura. Fonte: Google Earth (Data da Imagem: junho de 2010).

 
Através do mapeamento realizado foi observado que grande parte das voçorocas ainda estão ativas pela quantidade de sedimentos evidenciadas nas imagens e também pela própria disposição pontual e espaçada da vegetação estabelecida sobre o material erodido depositado. Embora seja uma das etapas iniciais para alcançar o estágio de voçoroca estabilizada, a vegetação secundária estabelecida ainda apresenta ineficiência na diminuição do escoamento superficial linear, comprovado pela observação de rotas preferenciais do fluxo hídrico sobre as bancadas de material desagregado.
 
Mediante ao exposto, o uso do Google Earth é indicado para a análise da paisagem, com vistas ao entendimento da dinâmica erosiva, implementação de ações mitigatórias e de preservação ambiental. Como a manutenção da vegetação, mesmo em estágios iniciais de sucessão ecológica, o cercamento da área com intuito de evitar o pisoteio do gado, e o não direcionamento dos fluxos pluviais para as cabeceiras de drenagem.
 

Voçoroca de grande dimensão localizada no município de Uberlândia, Minas Gerais. Fonte: Juliana Sousa Pereira

 
Nós, do Laboratório de Geomorfologia e Erosão dos Solos, desenvolvemos estudos nesse campo do saber e em vários outros ligados à dinâmica do relevo. Será um prazer recebê-los e apresentarmos nossas pesquisas a vocês
 

*Juliana Sousa Pereira é professora na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, aluna do curso de Doutorado da Geografia e desenvolve sua pesquisa no Laboratório de Geomorfologia e Erosão dos Solos (LAGES-UFU).

 

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas Geografia voçoroca

A11y