Minicurso

PET Física Licenciatura promove minicurso sobre SQL e Ciência de Dados

A iniciativa será divida em dois encontros e contará com a presença de dois profissionais da área

Publicado em 21/07/2021 às 12:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Minicurso gratuito e dividido em dois encontros. Imagem: Divulgação

O PET Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) irá promover, nos dias 24/07 e 31/07, o minicurso SQL e Ciência de Dados. Realizado em dois encontros, a formação será dividida em nível iniciante e básico. Com esta iniciativa, o PET Física Licenciatura objetiva colocar em pauta as possibilidades de mercado da Linguagem SQL e debater sobre a importância desta técnica para os dias atuais.

O evento será apresentado por Jonathan Cardoso (AWS Code e graduando em Física pela UFU) e Analice Alves (Callink e licenciada em Física pela UFU); profissionais que atuam no mercado de ciência de dados/programação e serão responsáveis por indicar aos participantes as oportunidades de trabalho nesse novo campo profissional. De acordo com a equipe do PET Física Licenciatura, “a importância dessas formações está na ampliação dos horizontes profissionais, modernização da formação de graduandos de áreas científicas e na contribuição para qualificações extra-curriculares que são importantes na formação no século XXI”.

No primeiro dia do minicurso será abordada uma breve história da SQL e da Ciência de Dados, o que o mercado de trabalho espera, criação de tabelas, inserção de dados, consulta de dados, alteração de dados e deleção de dados. Já no segundo encontro, a equipe do PET Física irá se aprofundar nas consultas de dados e no desenvolvimento de criação de relacionamentos.

O evento, que será gratuito, acontece nos dias  24/07 e 31/07 (sábados), das 15h às 17h e será transmitido pelo canal oficial do PET Física Licenciatura. Haverá emissão de certificado para os participantes e não é necessária a inscrição prévia.

Palavras-chave: minicurso PET encontro Capacitação