Ingresso

Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia da UFU abre seleção para doutorado

Serão disponibilizadas oito vagas nas próximas duas etapas; período de inscrição vai de 16 a 20 de agosto e, posteriormente, de 20 a 24 de setembro

Publicado em 26/07/2021 às 10:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia está presente na UFU desde 1992. (Foto: PPIPA/Divulgação)

O Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA), vinculado ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), divulga edital de processo seletivo. Estarão abertas etapas de inscrição para ingresso em doutorado, com disponibilidade de oito vagas, divididas em duas etapas (segunda e terceira etapa de 2021-2 do edital). O período de inscrição vai de 16 a 20 de agosto e, posteriormente, de 20 a 24 de setembro. Poderão se candidatar graduados na área de Ciências Biológicas ou correlatas, cujos históricos constem as disciplinas de Imunologia e Parasitologia.

Para participar da seleção é necessário: fazer o envio da documentação exigida, em arquivo único no formato PDF, via e-mail; obter o certificado de proficiência em língua inglesa, de instituições reconhecidas, com nível de proficiência A2 ou superior; submeter-se a análise documental pelas Comissões Examinadoras; realizar uma prova escrita de habilitação teórica, que será realizada de maneira remota; e passar por análise do Currículo Lattes. Confira o cronograma de seleção, na imagem abaixo.

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial ou assemelhados. (Arte: PPIPA/Divulgação)

Haverá reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados, sendo que as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, seguindo a ordem de classificação. Os resultados preliminares da próxima etapa serão divulgados no dia 31 de agosto, no site do PPIPA, e da outra etapa no dia 5 de outubro. É possível obter mais informações por meio dos e-mails da secretaria (coipa@ufu.br) e da coordenação do programa (ppipa@icbim.ufu.br).

O objetivo é possibilitar a formação de profissionais para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Imunologia e Parasitologia, que possam promover a melhoria do ensino e a solução de problemas de interesse regional, nacional e internacional. As pessoas interessadas que não possuírem acesso à internet poderão se inscrever mediante o encaminhamento de toda a documentação requerida diretamente para o Setor de Protocolo da UFU, no Campus Umuarama, ou via Correios no seguinte endereço:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas

Seleção: 2021/2 –Doutorado

Av. Amazonas, s/n, Bloco 4C, sala 4C218 (2º andar)

Campus Umuarama – 38405-320 - Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Palavras-chave: Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia PPIPA ICBIM Doutorado UFU