Estudantes

Processo seletivo de mobilidade internacional está aberto para graduandos da UFU

10 instituições portuguesas oferecem vagas para o 1º semestre de 2022, através do ‘Programa Mobilidade AULP’, que recebe inscrições até o dia 10 de agosto

Publicado em 26/07/2021 às 09:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A AULP promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau. (Arte: AULP/Reprodução)

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com o Comitê de Programas de Mobilidade (CPM), torna pública a chamada para pré-selecionar discentes dos cursos de graduação da UFU que queiram se candidatar para o “Programa Mobilidade da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)”. Segundo o edital, lançado neste mês, serão 10 instituições portuguesas como possíveis destinos da mobilidade e a saída, com duração de até um semestre, é prevista para a partir de março de 2022. A seleção final será realizada pela AULP em conjunto com as instituições de acolhimento envolvidas no processo.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 10 de agosto. Para participar, é necessário atender os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFU; não ter participado do “Programa Mobilidade AULP” em edições anteriores; estar habilitado conforme o Edital de Credenciamento DRII nº 09/2020; ter condições de cumprir, pelo menos, um semestre letivo na UFU, após o término do período de mobilidade; e ter integralizado, no ato da inscrição, de 40% a 80% da carga horária do curso. Confira o cronograma do processo seletivo, na imagem abaixo.

As datas poderão ser alteradas, a critério das instituições envolvidas no processo, por motivos relacionados à pandemia do Covid-19 ou de qualquer outra natureza. (Arte: DRI/Reprodução)

Para garantir a inscrição, é preciso enviar para o e-mail do Setor de Protocolo da UFU (sepro@reito.ufu.br), no formato PDF, os seguintes documentos: formulário de inscrição, contendo termo de responsabilidade e autodeclaração; atestado de matrícula atualizado ou declaração, emitida pela coordenação do curso, que ateste o vínculo; e histórico escolar atualizado. Após a divulgação do resultado, previsto para acontecer no site da DRII, no dia 27 de agosto, as pessoas selecionadas precisam realizar sua candidatura online e providenciar uma nova documentação, seguindo as orientações descritas no site do programa e os prazos específicos de cada instituição de acolhimento.

É possível se candidatar em até três instituições, por ordem de preferência, e a aprovação no programa não caracteriza transferência de vínculo e não cria qualquer tipo de novo vínculo. Poderão ser ofertadas isenções de taxas, alimentação e alojamento em residência universitária, conforme disponibilidade de cada universidade. Porém, mesmo com os auxílios, é de total responsabilidade das pessoas selecionadas arcar com as despesas necessárias e a UFU não se responsabilizará por quaisquer danos gerados aos participantes, por eventuais alterações, neste processo seletivo. Confira as 10 opções disponíveis para mobilidade internacional, no quadro abaixo.

Haverá preferência na escolha de discentes de cursos de graduação que, também, sejam ofertados nas instituições disponíveis. (Arte: DRI/Reprodução)

Palavras-chave: Mobilidade Internacional Mobilidade UFU Programa AULP Diretoria de Relações Internacionais UFU