Semestre começa com oito novas turmas no Programa AFIN

Ocorrendo pela segunda edição em formato remoto, iniciativa vai auxiliar mais 470 alunos de todo o país na preparação para o ingresso no Ensino Superior

Publicado em 07/07/2021 às 18:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Com a chegada do mês de julho, tiveram início as atividades do novo semestre do Programa Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (AFIN), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU). A iniciativa consiste em cursos preparatórios gratuitos focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos principais vestibulares do país, como o da própria UFU – agendado para os dois últimos finais de semana de agosto.

O programa auxilia na preparação de estudantes para ingresso no Ensino Superior desde sua criação, em 2016, por meio da Resolução N° 02, do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex/UFU). Antes mesmo desta institucionalização, porém, já se desenvolviam ações nesse âmbito nos campi da universidade em Ituiutaba e Monte Carmelo – respectivamente, iniciadas nos anos de 2009 e 2012. Podem ser beneficiados pelo AFIN alunos oriundos de escolas públicas, regularmente matriculados no terceiro ano do Ensino Médio e egressos dessas escolas, bem como aqueles que são ou foram bolsistas integrais em escolas particulares.

Para evitar o risco de proliferação do novo coronavírus, esta é a segunda edição do programa ocorrendo em formato remoto. Foram registradas 664 inscrições, de estudantes residentes em 68 municípios, espalhados por 14 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal. Destes, 470 foram selecionados e convocados para participar das oito novas turmas do AFIN como cursistas. As aulas serão transmitidas ao vivo, nos períodos vespertino e noturno, totalizando carga horária de 15 horas semanais.

Equipe

Atualmente, o programa está presente nas quatro cidades mineiras onde a UFU possui unidades: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia. As aulas dos cursos preparatórios são conduzidas por discentes da universidade, bolsistas ou voluntários, ofertando diversas disciplinas que contemplam o conteúdo abordado no Enem e em vestibulares de diversas instituições de Ensino Superior. Paralelamente, o AFIN também promove ações como feira de profissões, orientações profissionais e de carreira, debates e aulas multidisciplinares.

Na condução e realização do programa, há envolvimento de uma equipe numerosa, composta por 44 bolsistas de extensão, 19 voluntários, 29 colaboradores e 16 servidores (docentes e técnicos administrativos em educação) que auxiliam na gestão, organização e condução de todas as atividades.

Com a migração para o ambiente digital, devido à pandemia da Covid-19, o Programa AFIN também avançou suas ações por meio das redes sociais, somando mais de 3 mil seguidores no Instagram. O objetivo do uso dessas ferramentas é garantir o maior alcance possível, pois o AFIN também conta com um site e um canal no YouTube. Acesse, nos links abaixo, todos estes canais de comunicação virtuais.

>>> Site

Palavras-chave: AFIN extensão PROEXC UFU pré-Enem pré-vestibular