Último episódio da série 'Quântica' responde dúvidas do público

Episódio #18 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ encerra sequência de entrevistas com três físicos e professores

Publicado em 27/07/2021 às 18:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Arte: Viviane Aiko

A que nível as tarefas, que conseguimos executar hoje por conta da capacidade que os computadores atuais oferecem, seriam elevadas a partir de computadores quânticos? Afinal, o que é um equipamento desse? Já existe? A segurança que sistemas complexos buscam garantir por meio da criptografia, seria possível diante do alcance de uma máquina como essa? Além de questões práticas e teóricas, as pessoas também querem saber politicamente. Com tantos usos indevidos da palavra “quântica”, seria viável o Congresso Nacional restringir a aplicação do termo fora da Física e suas áreas? Os convidados respondem a essas e outras perguntas no episódio "Quântica: o que mais precisamos saber?".

A quarta e última edição sobre quântica do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, disponibilizada nesta terça-feira (27), encerra a participação especial dos três físicos e professores que debateram as dúvidas enviadas pelos ouvintes do programa: o doutorando, instagrammer e youtuber Jackson Martins de Souza; a doutora em Física que revisa periódicos como Physical Review Letters, Physics Letters A e Quantum Information Processing, Liliana Sanz de la Torre; e a doutora em Física, fundadora e coordenadora do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Silvia Martins dos Santos – ambas docentes da UFU.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Manda áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Quântica Física Divulgação Científica