‘Ciência ao Pé do Ouvido’ aborda as origens dos sotaques

Episódio #20 sobre as raízes da língua falada já está disponível

Publicado em 10/08/2021 às 19:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O 'Ciência ao Pé do Ouvido' é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU (Arte: Viviane Aiko)

Por que existem tantas diferenças fonéticas dentro do território brasileiro? Em regiões específicas do país, as consoantes parecem ganhar maior destaque. O jeito como cada lugar pronuncia a letra “r” no meio das palavras, por exemplo, pode ser até motivo de piada para alguns. Mas de onde vem tudo isso? Existiriam razões originadas em movimentos históricos para que a nossa língua seja expressa do modo como é atualmente? Quais as raízes dos nossos sotaques?

Essas e outras questões são discutidas no novo episódio do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, publicado nesta terça-feira (10). Participam do programa a pedagoga doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, que depois decidiu se graduar em Letras pela UFU: Olíria Mendes Gimenes; e a mestranda em Linguagem, Sujeito e Discurso, Maria Emília Oliveira Carleto.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Mande áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHORSPOTIFY, APPLE, AMAZON ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Divulgação Científica Língua linguagem sotaque