Debate coletivo

Conferência vai dar início à construção do primeiro Plano de Cultura da UFU

Evento ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, recebendo inscrições até 29/08

Publicado em 24/08/2021 às 09:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai dar o pontapé inicial para a construção do seu primeiro Plano de Cultura. O trabalho será conduzido pelas comunidades interna e externa, a partir de uma Conferência de Cultura que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, de forma remota, das 14h às 17h.

"Atualmente, a cultura está presente no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide) da UFU, mas é a primeira vez que a instituição propõe a criação de um plano de cultura”, esclarece o diretor de Cultura, professor Alexandre Molina.

A conferência vai receber contribuições para elaboração de metas e ações que vão conduzir a gestão da cultura da instituição, por 10 anos. De acordo com Molina, será um espaço ampliado de escuta da comunidade universitária e extrauniversitária, reunindo contribuições para a elaboração de metas, estratégias e ações de curto, médio e longo prazos.

Durante o evento, além de uma apresentação feita pela Diretoria de Cultura (Dicult) sobre o contexto cultural da UFU, haverá discussões em torno de 10 eixos temáticos:

• "Cultura e Comunicação na UFU";
  • "UFU e cidades: descentralização e regionalização de ações culturais nos municípios Sede";
  • "Grupos culturais e corpos artísticos na UFU";
  • "Sistema de Museus da UFU";
  • "Promoção e valorização da diversidade das expressões culturais";
  • "Cooperação interinstitucional e internacionalização da cultura na UFU";
  • "UFU, Cultura e Transversalidades: extensão, ensino, pesquisa e assistência estudantil";
  • "Espaços culturais na UFU e políticas de acesso";
  • "Apoio e fomento à cultura na UFU";
  • "Financiamento, fomento e apoio à cultura na UFU e patrimônio cultural, memória e acervos na UFU".

Este plano, de acordo com o diretor, será “um instrumento de gestão que, ao lado da Política de Cultura da UFU, funcionam como as plataformas basilares para o processo de gestão da cultura na universidade". Molina prossegue: "É o plano que definirá as prioridades de investimento, de programas, projetos e ações no campo da cultura na UFU e ele servirá de base para a indicação das ações de cultura para o Pide 2022-2027.”

Interessados em participar da conferência devem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, até o próximo domingo (29/08). A participação é de graça e aberta a todas as pessoas que gostariam de contribuir com a construção do Plano de Cultura da UFU, sejam elas da comunidade universitária ou não. “Cabe destacar que um dos eixos temáticos da conferência irá discutir a relação da UFU com as cidades onde a instituição está sediada; portanto, artistas e demais agentes culturais desses municípios são bem-vindos", sublinha Molina.

O professor ressalta que é de grande importância que a comunidade universitária participe, pois "será a principal beneficiada com as ações a serem previstas no plano; e o momento para contribuir com essa construção é agora!”. O diretor chama a atenção, ainda, ao fato de que a conferência será um espaço de escuta e isso auxiliará a gestão da UFU a identificar as prioridades de ações a serem desenvolvidas no campo da cultura: “Ao perceber suas prioridades e investir para essa efetivação, nossa universidade continuará cumprindo seu papel de instituição formadora, em uma perspectiva mais humanística e cultural. Visto que a UFU é uma instituição multicampi e que atua em diversos municípios, os impactos poderão beneficiar toda a região.”

Para esclarecimento de dúvidas e/ou obtenção de mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail cultura@proex.ufu.br.

Foto: Arquivo/Acervo do Curso de Bacharelado em Dança da UFU

Palavras-chave: dicult plano de cultura Conferência