Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

19/08/2021 - 11:20 - Atualizado em 19/08/2021 - 13:30
Docentes da UFU assinam livro abordando concepções pós-coloniais e decoloniais
Obra ‘Perspectivas Pós-coloniais e Decoloniais em Relações Internacionais’ já está disponível para acesso gratuitamente; lançamento oficial ocorre em transmissão on-line, agendada para a manhã da próxima segunda-feira (23/08)
Por: 
Matheus Minuncio

Capa do livro foi desenvolvida por Rodrigo Oyarzabal Schlabitz. (Arte: PPGRI/Divulgação)

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGRI/UFU) promove o lançamento do livro “Perspectivas Pós-coloniais e Decoloniais em Relações Internacionais” na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, às 10h, com transmissão via YouTube. Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), a produção aborda as temáticas pertinentes das relações exteriores do Brasil, da política internacional e do pós-colonialismo, que se refere a uma releitura da colonização como parte de um processo global.

A UFU está representada no trabalho por dois professores: Áureo Toledo - o organizador do livro - e Lara Selis. O objetivo da obra, que possui cerca de 300 páginas e já está disponível para acesso gratuitamente, é interrogar criticamente as bases da disciplina de Relações Internacionais, por meio da perspectiva decolonial, que se trata de uma produção de conhecimento voltada para desconstruir a visão eurocêntrica.

Segundo Toledo, a obra surge em um momento em que o ambiente intelectual na área dos estudos internacionais está evoluindo no mundo, nos quesitos inovação e diversificação. “Vem preencher um espaço ainda não suficientemente explorado na literatura teórica em Relações Internacionais no Brasil. Composto por contribuições, em sua maioria, de jovens pesquisadores, este volume certamente entrará para a coleção de títulos indispensáveis para todos(as) aqueles e aquelas interessados(as) em pensar criticamente a política mundial em nosso país”, declara o docente.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal