Edital para a edição presencial do Proflin é divulgado

Exames de proficiência em línguas estrangeiras serão aplicados em 3 de outubro; inscrições, de 08 a 22/09

Publicado em 30/08/2021 às 15:28 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Imagem: Pixabay

O Instituto de Letras e Linguísticas da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU) lançou edital do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira e Língua Portuguesa para Estrangeiros (Proflin), na modalidade presencial, da edição 2021. O Proflin é um exame de proficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol e Português para Estrangeiros) e de Redação em Língua Portuguesa, para fins acadêmicos, destinado às comunidades acadêmicas interna ou externa à UFU.

As provas serão realizadas no dia 3 de outubro e as inscrições ocorrerão entre os dias 8 e 22 de setembro, no site do Proflin, mediante preenchimento de formulário e pagamento de taxa de inscrição via boleto bancário, sendo de R$120,00 para cada exame, por edição e por língua a que o participante venha a se submeter. A solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada de 08 a 16/09.

O Proflin é um exame cujo objetivo é avaliar a capacidade de compreensão e produção oral e escrita em língua estrangeira, para fins acadêmicos, de candidatos a programas de mobilidade internacional. Além disso, traz módulos capazes de avaliar a capacidade de compreensão e interpretação na leitura de diferentes tipos de textos científicos, visando a identificar a habilidade do participante para construir sentidos, a partir de seu conhecimento da língua.

É importante destacar que as provas terão duração máxima de 3 horas, após autorizado o seu início, sendo que o exame presencial destina-se somente e exclusivamente a participantes que puderem se locomover fisicamente ao Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da UFU, em Uberlândia, seguindo todas as instruções de medidas de segurança adotadas devido à pandemia de covid-19.

Mais informações estão disponíveis no EDITAL.

Palavras-chave: ILEEL proflin línguas estrangeiras proficiência