IPC de julho registra retomada do crescimento da inflação em Uberlândia

Boletim divulgado pelo Cepes/UFU aponta variação de 0,69%; grupo "Energia elétrica residencial" registrou a maior alta

Publicado em 24/08/2021 às 17:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Centro de Estudo, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou, nesta terça-feira (24/08), o boletim com os números do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC) de julho. A variação mensal de 0,69% obtida nesse período representa uma alta de 0,21 ponto percentual (p.p.), em relação aos preços coletados em junho. A divulgação dos dados foi realizada pela economista Graciele Sousa, via YOUTUBE.

Fonte: Cepes, Pesquisa Mensal de Preços, 2020-2021. Elaboração: Cepes/IERI/UFU

Na variação acumulada no ano, os cálculos também demonstram crescimento, com 4,20% em julho e 8,88% nos últimos 12 meses. Os resultados da pesquisa do IPC-Cepes foram obtidos a partir da análise comparativa com o mês de junho dos preços de nove grupos, que correspondem a diferentes despesas de mais de 500 informantes/estabelecimentos de Uberlândia.

Do total dos grupos avaliados, sete sofreram alta média nos preços. A maior variação da pesquisa é do "Grupo 2 - Habitação", que corresponde a 1,98%. Os itens do grupo que mais encareceram foram a "Energia elétrica residencial" e os "Combustíveis (domésticos)", que alcançaram as variações de 5,33% e 3,59%, respectivamente.

O segundo destaque positivo, ou seja, que também sofreu aumento nos preços, foi o "Grupo 5 - Transportes", que teve variação de 0,63%. Os principais responsáveis pelo resultado do setor automotivo foram os itens "Veículo próprio" e "Combustíveis (veículos)" - o primeiro com 1,47% e o segundo, 0,14% de variação.

As movimentações de queda nos preços foram identificadas nos itens do "Grupo 6 - Saúde e cuidados pessoais", com variação de -0,30%, e do "Grupo 8 - Educação", com -0,02%. Os recuos mais significativos na inflação foram do Grupo 6. O item "Higiene pessoal" obteve a variação de -1,14%, maior contribuição negativa da pesquisa, seguido do "Plano de Saúde", com -1,47%.

Cesta básica de alimentos (CBA)

O impacto da variação de 0,27% do "Grupo 1 - Alimentação e bebidas" é observado no aumento do preço da Cesta Básica de Alimentos (CBA). O valor mensal da cesta básica da cidade de Uberlândia registrado em julho pela Cepes foi de R$ 516,57, enquanto no mês anterior foi de R$ 514,57, o que representa uma variação positiva de 0,39%.

Considerando os 13 produtos que fazem parte da CBA, os que sofreram os maiores aumentos de preço foram o tomate (20,29%), a margarina (4,40%) e o café (2,76%). O produto carne (45,03%) foi o que teve o maior custo e a farinha de trigo (1,15%) e o açúcar (1,28%), as menores contribuições no gasto total.

Na pesquisa do Cepes, o salário mínimo necessário para uma família composta por 2 adultos e 2 crianças ou 3 adultos é de R$ 4.339,70, com uma variação de 0,39%. O salário mínimo oficial de R$ 1.100 da cidade de Uberlândia representa 25,35% da quantia apresentada pela pesquisa. O cálculo do valor do salário mínimo é feito a partir do preço da cesta básica e dos gastos com outras despesas, como educação, saúde e transporte.

O tempo médio de trabalho para um indivíduo que ganha um salário mínimo conseguir adquirir os produtos da CBA de Uberlândia foi de 103 horas e 19 minutos. A quantidade de horas constitui uma variação de 0,39%, em relação a junho de 2021. O aumento de tempo é proporcional às variações do gasto mensal da cesta básica de alimentos.

Nos links abaixo estão disponíveis mais informaçõs sobre as pesquisas da Cepes:

Palavras-chave: IPC Cepes/UFU boletim Preços julho índices Economia Cesta Básica