23/08/2021 - 11:56 - Atualizado em 27/08/2021 - 11:44
Período de inscrições para sorteio de vagas na Eseba está perto do fim
Inscrições serão aceitas até a próxima quinta-feira (26/08); ingresso é referente ao semestre letivo de 2022
Monallysa Leite

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) está com inscrições abertas, até o próximo dia 26 de agosto, para o sorteio público com vagas destinadas ao 1º período da Educação Infantil. São ofertadas 60 vagas, sendo 30 para ampla concorrência e 30 para diversas modalidades de cotas - veja video explicativo sobre as cotas para pessoas negras (pretas e pardas). O ingresso ocorrerá no ano letivo de 2022.

A inscrição deve ser feita de forma on-line e encontra-se disponível por meio deste LINK. O valor da taxa é de R$ 60,00. Se necessário, o candidato pode solicitar desconto ou isenção do valor da taxa de inscrição, entre 17 a 25 de agosto, junto ao Serviço Social da Eseba - localizado à Rua Adutora São Pedro, nº 40, Campus Educação Física, sala 1N341, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O atendimento a essa solicitação é condicionado à entrevista presencial e à assinatura de Declaração de Hipossuficiência Econômica - disponível no momento da entrevista.

O sorteio público será realizado no dia 29 de setembro, às 9h, com transmissão em tempo real na internet, via TV Universitária, e divulgação por meio do portal Comunica UFU e do site da Eseba. Para mais informações, acesse o edital.

Sobre a Eseba

Com 44 anos de história, a Eseba é uma das 17 Escolas/Colégios de Aplicação Federal e “é uma instituição socialmente referenciada no município, com ações em território nacional e internacional. A unidade conta com autonomia universitária na sua proposta pedagógica e a possibilidade de construção e reflexão contínua. É uma escola pensada em pleno movimento e antenada com as inovações pedagógicas e participativas de formação docente”, ressalta o seu atual diretor, professor Daniel Costa.

Ainda, de acordo com ele, “além do ensino público, laico e de qualidade, são desenvolvidas ações integradas de pesquisa, extensão, gestão e representatividades em instâncias internas e externas à UFU, o que provoca a atuação centrada na realidade crítica e autônoma”.

Hoje, estão matriculados na Eseba cerca de 850 estudantes, na Educação Infantil, Ensino Fundamental (até 9º Ano) e Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º Anos). “A Escola de Educação Básica, por ser um Colégio de Aplicação, possui docentes com qualificação acadêmica - mestres e doutores -, em suas áreas de conhecimento. Desenvolve sua  proposta pedagógica e tem o papel fundamental de desenvolver a inovação pedagógica e a articulação como formação docente em suas universidades”, destaca Costa.

No momento, as aulas da Eseba seguem no ensino remoto emergencial.