HC-UFU

Reunião ordinária do Conselho Consultivo marca os 51 anos do HC-UFU

Conselho foi definido pelas portarias SEI nº 32, de 03 de março de 2021 e SEI nº 165, de 17 de agosto de 2021

Publicado em 27/08/2021 às 11:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Foto: Cristiano Sobrinho - Unidade de Comunicação HC-UFU/Ebserh

Em homenagem ao aniversário de 51 anos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), foi realizada, na manhã de hoje (26 de agosto), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do HC-UFU/Ebserh.

A reunião foi conduzida pelo superintendente do HC-UFU, Nilton Pereira Júnior, e teve a participação do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, da gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFU, Alessandra Carla de Almeida Ribeiro, do gerente de Atenção à Saúde, Paulo Sérgio de Freitas e do gerente Administrativo, Túlio Gonçalves Gomes.

O reitor da UFU, parabenizou o HC-UFU e suas equipes pela dedicação ao atendimento da população e agradeceu a parceria com a gestão do hospital, com a Ebserh e com a a Fundação de Assistência, Ensino e Pesquisa (Faepu) neste momento de transição. “Agradeço a parceria da UFU com a superintendência, com a Ebserh e com a Faepu que tem sido muito compreensiva neste momento, estando plenamente consciente e desejosa de concluir essa fase de transição o mais rápido possível, evidentemente sem prejuízo para o atendimento à saúde e para a área acadêmica do hospital”, ressaltou.

O presidente da Ebserh também parabenizou o Hospital pelos 51 anos e destacou a importância do conselho consultivo como um auxiliar na tomada de decisões. “É muito importante contar com um Conselho Consultivo desta magnitude. Com certeza o Colegiado Executivo estará bem assessorado”, afirmou.

Na sequência os conselheiros se apresentaram e o superintendente mostrou os principais marcos históricos e a evolução do HC-UFU nestas cinco décadas. Também foi apresentado um balanço, pelo gerente administrativo do processo de transição plena para a Ebserh, destacando os principais pontos desde a assinatura do contrato, em maio de 2018, a homologação do concurso público em 2020, a primeira convocação em maio de 2021 e a liberação, neste mês de agosto, de mais de 300 convocações de novos trabalhadores.

Momento histórico

O HC-UFU completa 51 anos passando por dois marcos em sua história: a transição para a rede Ebserh e enfrentando todos os desafios da pandemia do novo coronavírus. “É um desafio gerir um hospital deste porte, em um momento de crise sanitária, mas a todo o tempo contamos com o apoio da UFU, da Ebserh, da Faepu, da nossa equipe de gestão e de trabalhadores que estão na linha de frente mantendo o atendimento à população”, destacou o superintendente.

Construído como unidade de ensino para o ciclo profissionalizante do curso de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (Emeciu), o Hospital foi inaugurado em 26 de agosto de 1970, iniciando suas atividades em outubro do mesmo ano, com apenas 27 leitos. Com a Constituição de 1988, o Hospital se transformou em um importante elo na rede do SUS, sendo hoje, o único hospital público regional com porta de entrada aberta 24 horas.

Atualmente, com mais de 500 leitos, é o maior prestador de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, e sexto no ranking dos maiores hospitais universitários da rede de ensino do Ministério da Educação (MEC). O HC-UFU também é referência em média e alta complexidade para 27 municípios da macro e microrregiões do Triângulo Norte, totalizando, aproximadamente, três milhões de pessoas atendidas.

Na parte de ensino é o maior laboratório de prática da Universidade Federal de Uberlândia, recebendo estudantes de 27 cursos de graduação, três cursos técnicos, 43 programas de residência médica, nove programas de residência Uni e Multiprofissional, além de mestrado profissional, acadêmico e doutorado.

Sua estrutura abriga também diversos projetos de pesquisa e inovação tecnológica somando, atualmente, 165 projetos de pesquisas, sendo 25 destes relacionados à covid-19, além de 52 projetos de extensão.

Palavras-chave: HC-UFU 51 anos EBSERH Conselho Consultivo do HC-UFU SUS UFU