21/08/2021 - 16:08 - Atualizado em 23/08/2021 - 15:51
UFU aplica provas do primeiro dia do Vestibular 2021/2
Gabarito da prova objetiva será publicado até as 12h do dia 01º/09 e o das questões discursivas e redação, em 28 de setembro
Laura Justino

Participantes responderam às oito questões objetivas de cada disciplina: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aplicou neste sábado (21/08), as provas da primeira fase do vestibular, exceto as do curso de Medicina, que serão aplicadas nos dias 28 e 29/08. Os participantes responderam às oito questões objetivas de cada disciplina: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

De 9.205 candidatos inscritos para disputarem as vagas de todos os cursos (exceto Medicina), 15,1% não compareceram no 1º dia de aplicação. Devido ao cumprimento das normas de segurança por causa da pandemia de covid-19, o Vestibular 2021/2 conta com uma única fase.

A professora Maura Rocha, diretora de Processos Seletivos da UFU, explica que foram cumpridas todas as normas de segurança sanitária: “Repassamos todas as orientações de segurança aos candidatos, como não aglomerar no portão e respeitar o distanciamento no local de prova.”

As provas foram aplicadas nas cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte; e em Goiânia(GO) e Ribeirão Preto(SP).

É a segunda vez que o candidato Gabriel Freitas, de Uberlândia, passa pelo processo seletivo. Ele concorre ao curso de  Engenharia Aeronáutica, cuja relação candidato/vaga é de 14,6. “Agora é para valer”, afirma.

Pedro Guarani, de Belém, viajou nove horas para concorrer a uma vaga do vestibular da UFU. (Foto: Marco Cavalcanti)

Pedro Guarani (24) é de Belém e viajou nove horas para realizar o vestibular para tentar ingressar no curso de graduação de Relações Internacionais (relação candidato/vaga  de 19,05). “A grade curricular da UFU é a que mais me chamou atenção, comparada às outras universidades”, conta o candidato.

No segundo dia de prova, 22/08, os candidatos vão responder às duas questões discursivas de cada disciplina e escrever a redação, na qual serão apresentadas duas situações que servirão de motivação para o texto, que deverá ter entre 12 e 34 linhas.

De acordo com o edital, o gabarito do 1º dia de prova será publicado no portal da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), até as 12h do dia 01º/09. Já o gabarito do 2º dia sairá em 28 de setembro. O resultado final estará disponível em 19 de setembro, a partir das 16h.