UFU promove I Seminário de Pesquisa com premiação para Iniciação Científica

Inscrições para concorrer ou fazer parte da comissão avaliadora são por meio de editais

Publicado em 05/08/2021 às 17:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Arte: Viviane Aiko

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa, publicou, nesta quarta-feira (04/08), o edital de convocação das pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC), Tecnológica (PIBIT) e do Ensino Médio (PIBIC-EM) para apresentação dos trabalhos em seu I Seminário de Pesquisa.

O seminário faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca promover um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das iniciações científicas desenvolvidas na universidade. Considerando o atual cenário pandêmico, o qual impossibilita a realização de várias das atividades que, anteriormente, compunham a Semana de Iniciação Científica da UFU, neste ano, o seminário será realizado em formato virtual e em um único dia.

O intuito do evento é apresentar o resultado das pesquisas que se encerraram nos anos de 2020 e 2021. Também poderão participar os alunos e orientadores que realizaram Iniciação Científica Voluntária (PIVIC), registradas na Dirpe e que encerraram suas pesquisas até agosto deste ano.

De acordo com o diretor de pesquisa da UFU, Murilo Vieira da Silva, o tema da SNCT adotado pelo CNPq neste ano, “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, norteará a realização do seminário. “Este evento buscará reconhecer, por meio da premiação de melhores trabalhos, e apresentar para toda comunidade a ciência que a UFU faz, bem como os seus jovens pesquisadores de diferentes níveis: ensino básico, médio, técnico e graduação, os quais fazem parte deste importante projeto institucional chamado Iniciação Científica”, afirma o diretor.

As inscrições já estão abertas e ocorrem por meio de formulário on-line entre os dias 04/08 e 23/08. Para participar, deve-se submeter um resumo, seguindo o modelo disponível no edital, que será avaliado pela Comissão Científica do evento. Serão selecionados os três melhores resumos das pesquisas de graduação de cada área (Ciências da Vida, Exatas, Humanas, Sociais, da Terra, Letras, Artes e Engenharias) e os três melhores resumos das pesquisas do ensino médio.

O resultado final dos selecionados será divulgado no dia 22/09 e cada um deverá enviar o link de um vídeo no formato pitch para concorrer à premiação no dia do seminário. Todos os selecionados serão contemplados com certificação de Menção Honrosa e os mais bem avaliados da graduação e do ensino médio receberão um e-reader Kindle cada como premiação.

Além disso, a Propp também divulgou edital de seleção de avaliadores para compor a Comissão Científica. As inscrições também ocorrem via formulário on-line, mas em um prazo menor, entre os dias 04/08 e 13/08. Poderão participar os alunos de pós-graduação, doutorado ou pós-doutorado, com vínculo, no ano de 2021, em qualquer curso de pós-graduação da UFU, além de servidores ativos e doutores vinculados a qualquer unidade acadêmica ou administrativa. Segundo Silva, o intuito da formação da comissão é também promover uma maior interação da iniciação científica com a pós-graduação da universidade.

Os selecionados deverão participar de todas as etapas da avaliação, organização e publicação dos resumos. Todos que compuserem a comissão receberão certificado e concorrerão a um sorteio de um kit composto por pagamento de inscrição para participação em um evento nacional, incluindo a passagem aérea de ida e volta e três diárias nacionais.

O I Seminário de Pesquisa da UFU será transmitido ao vivo no dia 07/10 a partir das 19h, pelo Canal da UFU no YouTube. Para mais informações, acesse as páginas oficiais dos editais tanto de convocação de pesquisadores (DIRPE Nº 8/2021) quanto de seleção de avaliadores (DIRPE Nº 9/2021).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.​

Palavras-chave: Ciência Iniciação Científica; Pesquisa; Premiação;