Pular para o conteúdo principal
Graduação

Vestibulandos de Medicina realizam provas neste fim de semana

UFU preparou 419 salas em 22 prédios de sete cidades para receber, nos próximos sábado e domingo, os 10.780 candidatos que concorrem às 60 vagas para o curso mais disputado do Vestibular 2021/2

Publicado em 27/08/2021 às 17:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU), por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), aplica, nos próximos sábado e domingo, dias 28 e 29 de agosto, as últimas provas do Vestibular 2021/2. Farão os exames os 10.780 candidatos que se inscreveram para concorrer às 60 vagas oferecidos pela UFU no curso de Medicina - ministrado no Campus Umuarama, em Uberlândia. Os candidatos farão os exames nas quatro cidades mineiras em que a universidade está instalada - Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia - e também na capital. Belo Horizonte, em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). No total, serão utilizadas 419 salas, distribuídas por 22 prédios.

Devido às orientações para prevenção à covid-19, tanto os candidatos quanto todos os colaboradores deverão utilizar máscaras de proteção individual durante todo o tempo em que estiverem nas dependências dos locais de aplicação das provas e respeitar a distância segura de 1,5 metro a 2 metros. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h15 e fechados às 13h, quando terão início os exames.

No sábado, dia 28, os candidatos realizarão as provas objetivas, contendo 8 questões objetivas de cada uma das 11 disciplinas gerais - Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Já no domingo, 29, terão pela frente duas questões discursivas de cada disciplina, somando 22, mais a prova de Redação. O prazo máximo para realização das provas será de 5h30 em ambos os dias, sendo que os candidatos poderão finalizá-las apenas a partir das 16h, terminado o período de sigilo do certame.

Conforme já é tradicional, Medicina também foi o curso mais procurado neste processo seletivo. Entre as 47 opções de graduação oferecidas pela UFU, esta foi responsável por cerca de 54% das inscrições. A modalidade "Ampla Concorrência", para a qual é destinada metade das vagas, registrou a maior concorrência, com 7.884 inscritos - 262,8 candidatos por vaga. Dentre as modalidades de cotas, as mais procuradas foram, respectivamente, "L5 - E" (256,2 candidatos/vaga), e "L1 - RE" (151,2 candidatos/vaga).

De acordo com o edital, a modalidade "L5 - E" é destinada a candidatos que, "independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012)". Já a "L1 - RE" contempla candidatos "com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012)". Confira, no quadro abaixo, as concorrências do curso de Medicina no Vestibular 2021/2:

 

Precauções

Todas as atividades de aplicação das provas obedecerão às indicações e recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 de Uberlândia e do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU, bem como indicações e recomendações dos comitês de enfrentamento à Covid-19, nos seis demais municípios onde o certame receberá os candidatos.

Um cuidado adicional que está sendo adotado no vestibular deste ano diz respeito à alimentação. Conforme o item 6.10 do EDITAL, somente "serão permitidos lanches de rápido consumo armazenados em recipientes com material transparente e sem rótulo". Além disso, os "lanches e a água deverão ser consumidos fora da sala de prova, em local determinado pela coordenação (...) Durante o consumo do lanche e água fora da sala, o candidato deverá retirar a máscara apenas para se alimentar e recolocá-la imediatamente após terminar. Não será permitido qualquer tipo de comunicação enquanto o candidato estiver fora da sala."

"Este está sendo o segundo processo seletivo de vestibular aplicado no contexto pandêmico. Por este motivo, reforçamos as medidas sanitárias de biossegurança, com vista a atender as orientações definidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais contra a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19. A quantidade significativa de locais de provas se deve ao número expressivo de candidatos - quase 20 mil, no total - e à necessidade de atender as exigências fitossanitárias. Isto gerou uma dificuldade de acesso aos locais de provas e, por este motivo, o Vestibular UFU 2021/2 ocorre em dois finais de semanas distintos. Do total ofertado, 50% das vagas serão para as modalidades de cotas e a outra metade para a ampla concorrência", informa a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.

O cronograma do Vestibular 2021/2 prevê a divulgação dos gabaritos preliminares das questões objetivas das provas de todos os cursos no dia 1º de setembro e os gabaritos definitivos, em 20/09. Em relação às provas dos dois domingos, os gabaritos preliminares e definitivos serão publicados, respectivamente, em 28/09 e 13/10. Por fim, a classificação geral do processo seletivo será disponibilizada no dia 19 de novembro, a partir das 16 horas. Todos estes documentos poderão ser acessados no Portal de Seleção da UFU, no endereço https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1073.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: DIRPS Prograd UFU vestibular processo seletivo ingresso prova aplicação de provas Medicina

A11y