22/09/2021 - 22:20 - Atualizado em 14/10/2021 - 09:46
Aberto edital de seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica
Inscrições poderão ser feitas entre os dias 27/09 e 13/10
Túlio Daniel

Arte: Maíra Vogado

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PROPP/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), publicou, nesta quarta-feira (22/09), edital para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica.

O prazo de vigência do edital será de dezembro de 2021 a setembro de 2022, ou seja, dez meses de contemplação com bolsa, sendo esse o prazo de conclusão das pesquisas. As inscrições serão feitas de forma online no período de 27/09 a 13/10. Para se cadastrar, o orientador deverá acessar o site do Sistema de Gestão (SG), submeter a proposta e indicar o aluno através do número de matrícula. Após isso, o aluno indicado deverá acessar o site do Portal do Aluno, aceitar o convite do orientador e preencher os dados solicitados.

Poderão participar do edital orientadores com vínculo formal com a UFU, desde que sejam doutores e pesquisadores cadastrados em Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com produção científica e/ou artístico-cultural na área de conhecimento do projeto de pesquisa. Já os alunos aptos a participarem são aqueles regularmente matriculados em curso de graduação da UFU, com previsão de término posterior ao término de vigência da bolsa. Esses alunos devem ter cursado pelo menos o segundo período ou primeiro ano do curso de graduação.

Ao todo, serão ofertadas 190 bolsas no valor mensal de R$ 400 cada. A divulgação do ranking de aprovados será no dia 08/11, nos sites da PROPP e da UFU. Para saber mais detalhes sobre a submissão do projeto, análise e julgamento, acesse a página oficial do edital.