‘Ciência ao Pé do Ouvido’: Por que existe tabu em torno da saúde mental?

Novo episódio do podcast discute preconceitos em tratamentos psicológicos

Publicado em 14/09/2021 às 13:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

No segundo episódio da série “Saúde Mental”, publicada toda terça-feira de setembro, o Ciência ao Pé do Ouvido, podcast da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vai discutir os preconceitos e os estigmas que estão presentes quando o assunto é saúde mental.

Para explicar os motivos de ainda existirem tabus em tratamentos psicológicos, duas professoras da UFU se juntam ao bate-papo: Marciana Farinha, professora do Instituto de Psicologia, doutora em Enfermagem Psiquiátrica e coordenadora do grupo Toca, cujo objetivo é oferecer um espaço de desabafo e reflexão aos alunos, e Karine Zago, doutora em Saúde Mental, enfermeira no Hospital de Clínicas (HC/UFU), professora da Faculdade de Medicina (Famed) e coordenadora do projeto “Proteger-se, você não está só”.

O ouvinte Lucas Araújo, de Goiânia (GO), acredita que saúde mental é um tema importante para a sociedade: “temos que falar sobre o Setembro Amarelo e como ajudar ao próximo. E o podcast me ajudou a perceber isso”. Os próximos episódios vão abordar crises psicológicas durante a pandemia causada pelo coronavírus e questões sobre a influência da família em tratamentos mentais.

Você também quer enviar sua mensagem para o nosso podcast? Gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Mande áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

O Ciência ao Pé do Ouvido foi eleito entre os melhores da categoria ciência pela revista Galileu, publicada pela Editora Globo, e pelo Canaltech, portal de tecnologia que recebe 24 milhões de visitantes e tem uma média de 8 milhões de visualizações no canal do Youtube.

Ouça gratuitamente no ANCHOR, SPOTIFY, APPLE, AMAZON ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: Ciência podcast Psicologia Psicoterapia saúde mental ansiedade Depressão preconceito Estigma