21/09/2021 - 10:13 - Atualizado em 28/09/2021 - 13:57
Comunidade UFU e do IFTM: Saiba como receber atendimento psicoterapêutico gratuito
Programa também atende trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Uberlândia.
Laura Justino

Você necessita de apoio psicológico ou conhece alguém que precise? O programa “Proteger-se! Você não está só” oferece três modalidades de atendimento on-line gratuito para toda a comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), além de receber pacientes que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Uberlândia, a fim de promover um espaço de acolhimento que cuida da saúde mental das pessoas.

Professores, alunos, colaboradores e servidores públicos e terceirizados, de quaisquer campi da UFU, incluindo os da Escola Técnica de Saúde (Estes) e  da Escola de Educação Básica (Eseba),  e do IFTM  podem solicitar o serviço.

O primeiro passo é entrar na plataforma de atendimento on-line, na qual recepcionistas vão orientar sobre os tipos de atendimentos e prosseguir com o acolhimento, que acontece das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira.

O paciente deve informar o e-mail em todas as modalidades: no Atendimento Único, cuja demanda é resolvida em um encontro; no Acolhimento Estendido, que possui um limite de três encontros e o atendente vai avaliar se a pessoa precisa de mais sessões; e o acompanhamento Terapêutico Breve, que não possui limite de reuniões e é realizado apenas por estagiários de psicologia supervisionados.

O programa, que atendeu 1.300 pessoas desde o início da pandemia de covid-19, criado no início da pandemia da covid-19,  publicou um documentário que mostra alguns pacientes e integrantes da equipe multidisciplinar, com o objetivo de destacar a importância do atendimento psicoterapêutico gratuito.

Karine Zago, professora da Faculdade de Medicina (Famed), doutora em saúde mental, atua na coordenação do programa, abordou o tema em sua participação nos episódios #24 e #25 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, em setembro. Ouça aqui.

O atendente pode encaminhar o paciente para algum dos projetos que fazem parceria com o “Proteger-se! Você não está só”: Medita UFU, Yoga no Campus, Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas), Todas Acolhidas, Atendimento Terapêutico Nutricional Online (ATENTO), Grupo de Terapia Comunitária, Grupo Terapêutico On-line (Toca), Relaxamento, Conexão e Ressignificação (Recore) ou para o Centro de Psicologia On-line (Cenps).