27/09/2021 - 17:56 - Atualizado em 05/10/2021 - 09:09
Consun define formato de retorno híbrido às atividades acadêmicas dos cursos de graduação da UFU a partir de 29/11
Atividades práticas poderão ser realizadas de forma presencial; já as teóricas seguirão remotamente. Comprovante de vacinação e uso de máscara de proteção serão exigidos de estudantes e servidores docentes e técnicos em todos os campi da UFU
Fabiano Goulart

Com 104 votos a favor, 3 contra e 8 abstenções, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na tarde desta segunda-feira, 27 de setembro de 2021, a Minuta de Resolução que define o formato de oferta dos conteúdos curriculares de graduação relativos ao primeiro semestre letivo de 2021, que se inicia em 29 de novembro próximo. O vice-reitor da UFU, no exercício do cargo de reitor e de presidente interino dos Conselhos Superiores da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva, afirma que, após cinco reuniões e quase 18 horas de debate, “a UFU, terá a volta integral de todos os seus componentes curriculares práticos e teóricos; os componentes curriculares práticos terão oportunidade de serem feitos de forma presencial e os componentes teóricos irão se manter na sua forma remota”.

Ainda de acordo com o vice-reitor, representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica mantiveram como referencial a preservação da saúde e da vida de todos os envolvidos. “Tivemos um debate profícuo, um debate democrático, com a participação dos discentes, técnicos administrativos e docentes. De uma maneira muito tranquila, resolvemos a forma da nossa retomada dessas atividades letivas, sempre considerando o respeito à vida, a proteção das pessoas e, portanto, um retorno seguro, das nossas atividades letivas”, enfatiza.

De acordo com o documento, será obrigatório o uso de máscara de proteção em todo o ambiente da UFU, aberto ou fechado. Além disso, estudantes e servidores técnico-administrativos e docentes que não tenham sido vacinados estão proibidos de ter acesso aos espaços de realização de atividades letivas.

A Minuta de Resolução define, também, que caberá às pró-reitorias e à Prefeitura Universitária garantir a adequação dos espaços para as atividades de forma segura, bem como orientar sobre o uso dos espaços tais como bibliotecas, restaurantes universitários, moradia estudantil, ônibus intercampi e de equipamentos de proteção individual (EPIs) seguindo o Protocolo de Biossegurança da UFU e os Protocolos Internos de Biossegurança das Unidades Acadêmicas e Administrativas.