21/09/2021 - 09:54 - Atualizado em 28/09/2021 - 13:58
Documentário aborda serviço de atendimento psicoterapêutico para a comunidade da UFU e do IFTM
Programa tem o objetivo de cuidar da saúde mental de alunos, servidores e colaboradores
Laura Justino

O programa “Proteger-se! Você não está só” produziu um documentário que mostra a importância do seu atendimento terapêutico on-line oferecido a toda comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), considerado alunos, professores e técnicos administrativos de todos os campi, inclusive da Escola de Educação Básica (Eseba) e Escola Técnica de Saúde (Estes), e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), além de receber pacientes que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Uberlândia.

A produção, publicada em 9 de setembro de 2021 no canal do Youtube do programa, contém relatos de integrantes da instituição, que apresentam a idealização do projeto, objetivos e resultados alcançados, como o atendimento a 1.300 pessoas.

O Proteger-se foi criado com o intuito de minimizar os impactos mentais causados pela pandemia de covid-19, desde o início de 2020: “O amor salva muito mais do que o vírus pode matar”, afirma Karine Zago, idealizadora do programa e professora da Faculdade de Medicina (Famed/UFU).

Valder Steffen, reitor da universidade, revela que o projeto foi elaborado com carinho e pensado para todos da UFU: “O atendimento é extremamente atual e importante”, completa.

Para solicitar atendimento, a pessoa deve acessar a recepção virtual, das 8h às 21h de segunda a sexta-feira. “Ter alguém que possa nos dar a mão é fundamental. Venha, proteja-se!”, convida Izene Masia, usuária do programa.

Elaine Calderari, pró-reitora de Assistência Estudantil e coordenadora-geral do Proteger-se, diz que a iniciativa conta com o trabalho de 60 profissionais de diversos setores da UFU, que acolhem e oferecem um tratamento adequado na saúde mental.

O programa é organizado por um grupo de psicólogos e estagiários de psicologia, além de ser orientado por uma coordenação-geral, equipes estratégica e técnica e por colaboradores. Ele também conta com parcerias de projetos e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).