Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

21/09/2021 - 09:54 - Atualizado em 28/09/2021 - 13:58
Documentário aborda serviço de atendimento psicoterapêutico para a comunidade da UFU e do IFTM
Programa tem o objetivo de cuidar da saúde mental de alunos, servidores e colaboradores
Por: 
Laura Justino

O programa “Proteger-se! Você não está só” produziu um documentário que mostra a importância do seu atendimento terapêutico on-line oferecido a toda comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), considerado alunos, professores e técnicos administrativos de todos os campi, inclusive da Escola de Educação Básica (Eseba) e Escola Técnica de Saúde (Estes), e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), além de receber pacientes que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Uberlândia. 

A produção, publicada em 9 de setembro de 2021 no canal do Youtube do programa, contém relatos de integrantes da instituição, que apresentam a idealização do projeto, objetivos e resultados alcançados, como o atendimento a 1.300 pessoas.

O Proteger-se foi criado com o intuito de minimizar os impactos mentais causados pela pandemia de covid-19, desde o início de 2020: “O amor salva muito mais do que o vírus pode matar”, afirma Karine Zago, idealizadora do programa e professora da Faculdade de Medicina (Famed/UFU).

Valder Steffen, reitor da universidade, revela que o projeto foi elaborado com carinho e pensado para todos da UFU: “O atendimento é extremamente atual e importante”, completa.

Para solicitar atendimento, a pessoa deve acessar a recepção virtual, das 8h às 21h de segunda a sexta-feira. “Ter alguém que possa nos dar a mão é fundamental. Venha, proteja-se!”, convida Izene Masia, usuária do programa.

Elaine Calderari, pró-reitora de Assistência Estudantil e coordenadora-geral do Proteger-se, diz que a iniciativa conta com o trabalho de 60 profissionais de diversos setores da UFU, que acolhem e oferecem um tratamento adequado na saúde mental.

O programa é organizado por um grupo de psicólogos e estagiários de psicologia, além de ser orientado por uma coordenação-geral, equipes estratégica e técnica e por colaboradores. Ele também conta com parcerias de projetos e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal